Mercado mundial de infraestrutura para nuvem movimenta R$ 9,7 bi no primeiro trimestre

0

O mercado mundial de infraestrutura para computação em nuvem movimentou R$ 9,7 bilhões no primeiro trimestre deste ano, cifra 12% menor na comparação com o trimestre anterior, mas estável em relação aos três primeiros meses de 2012, segundo pesquisa da Synergy Research. Cerca de 46% da receita total do segmento foi proveniente da venda de sistemas de computação, enquanto equipamentos de rede e sistemas de armazenamento responderam por aproximadamente um quarto da receita total cada. 

A Cisco assumiu a liderança do ranking dos fornecedores de infraestrutura para nuvem com 15% de de participação de mercado, ultrapassando a IBM, que obteve 14% de market share, empatada com a HP. A Dell aparece na sequência com 9% de quota de mercado, seguida pela EMC (7%) e a VMware (4%). Para a consultoria, o avanço da Cisco se deu por conta de seu forte investimento em infraestrutura de rede em nuvem pública. "A Cisco tem sido constante e consistente na construção de sua participação neste mercado e agora encontra-se na posição de liderança", disse Jeremy Duke, fundador e analista chefe do Grupo Synergy Research.

"Enquanto o mercado de servidores é um pouco volátil e sujeito a substanciais mudanças trimestrais, também estamos observando os efeitos de duas tendências revolucionárias que afetam os grandes fornecedores de servidores, em particular", explica Duke. O analista destaca que as empresas com grandes data centers, como o Google, estão construindo suas próprias plataformas de servidores por meio de ODMs (empresas que fabricam para outras companhias em regime de terceirização). "Em segundo lugar, devido à adoção do mercado de infraestrutura como serviço (IaaS), as pequenas e grandes organizações terceirizam mais seus data centers. Acreditamos que isso vai continuar a alimentar atividades de fusões e aquisições, como acabamos de ver com a compra da SoftLayer pela IBM."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.