Centro de P&D no Brasil é foco da estratégia mundial da HP para computação em nuvem

0

A HP anunciou no HP Discover 2014, evento anual que reúne clientes e parceiros de negócio da empresa e acontece esta semana em Las Vegas, nos EUA, seu novo plano estratégico, que inclui, também, o mercado brasileiro, principalmente no que se refere à atuação no segmento de computação em nuvem.

A importância do país nesse planejamento fica ainda mais evidente quando se sabe que parte do investimento de mais de US$ 1 bilhão nos próximos dois anos da HP para desenvolver software e ferramentas de cloud computing, anunciado pela CEO Meg Whitman no mês passado, será destinado ao centro de pesquisa e desenvolvimento (P&D) localizado em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, segundo adianta Ricardo Brognoli, vice-presidente da divisão enterprise da HP no Brasil.

Sem revelar o montante que será  aplicado no centro de P&D, Brognoli diz que o recurso será investido no desenvolvimento de software e soluções de computação em nuvem, o que já vem sendo feito pelos 600 profissionais que trabalham no centro atualmente. Segundo ele, a HP investiu R$ 400 milhões em P&D no país nos últimos dez anos. "Uma empresa que nasceu da inovação, há 75 anos, deve investir em P&D. Atualmente, a HP aplica apenas 2% nesta área, o que deve voltar em breve ao patamar de 4%", disse o executivo.

Sobre a nova estratégia da companhia em investir pesadamente na oferta de soluções de infraestrutura que permitem a construção de data centers de próxima geração, Brognoli salientou que a HP resolveu se "defender agressivamente da concorrência, uma vez que tem tecnologia para isso". Nesse sentido, o executivo ressalta que a empresa irá reforçar sua atuação e o posicionamento em infraestrutura e manter forte seu market share no segmento corporativo, sem esquecer o foco em impressão, área na qual já é bastante consolidada, principalmente nas vendas aos consumidores.

O HP Discover 2014 também contou com a participação de Meg Whitman, que, em poucas palavras, salientou que, desde o ano passado, a HP auxilia muitas empresas a adotarem o novo estilo da TI com soluções inovadoras. "Resolver o 'hoje' já não é mais suficiente. Devemos resolver o 'amanhã'", disse a CEO, ao comentar os novos rumos de investimentos da empresa.

Serviços na nuvem

Durante o evento, a HP também anunciou a expansão do seu portfólio de produtos e serviços para a nuvem. A aposta da empresa está na tecnologia de código aberto OpenStack, uma plataforma de hospedagem e gestão de cloud para a qual a HP está lançando sua própria distribuição do software, que será a base de um conjunto de produtos e serviços que vai oferecer na nuvem sob a marca Helion.

Com o "ecossistema" HP Helion Network, a empresa passa a oferecer às empresas um portfólio de serviços na nuvem e a capacidade de criar um ambiente híbrido de TI, seguro e que atende requisitos locais e globais.

O HP Helion Network foi desenvolvido em parceria com a AT&T, HKT, Intel e Synapsis, para atrair um "ecossistema" sólido de desenvolvedores, fornecedores de software, integradores de sistemas e revendedores de valor agregado para acelerar a inovação e oferecer serviços de nuvem híbrida baseada em padrões abertos. Segundo a empresa, um projeto piloto do ecossistema será disponibilizado no quarto trimestre.

"O Helion Network aproveita a expertise que a HP ganhou com a tecnologia OpenStack e nossa capacidade de unir os prestadores de serviços e parceiros de tecnologia. Juntos, estamos construindo um ecossistema federado que permite que as organizações implantem serviços na plataforma certa, no momento certo e pelo preço certo", comentou Martin Fink, vice-presidente executivo e diretor de tecnologia da HP.

* A jornalista viajou a Las Vegas a convite da empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.