Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) CEO avisa funcionários que fará profundas mudanças na Microsoft; rumores falam em...

CEO avisa funcionários que fará profundas mudanças na Microsoft; rumores falam em demissões

0
Publicidade

Após cinco meses praticamente em silêncio, desde que foi anunciado para o cargo de CEO da Microsoft em fevereiro, Satya Nadella, enviou uma carta aos funcionários que deixou boa parte deles apreensiva. Distribuído por e-mail na quinta-feira, 10, de manhã, o texto, de 3,1 mil palavras, informa que, depois de vários meses de discussões, a companhia adotará nova direção estratégica e que a cultura corporativa terá de mudar para que ela possa ser colocada em prática. “Nossa indústria não respeita a tradição, ela só respeita a inovação”, escreveu.

Embora não tenha fornecido muitos detalhes, Nadella diz que todos na Microsoft devem encontrar maneiras de simplificar e trabalhar de forma mais rápida e eficiente. “Vamos aumentar a fluidez das informações e ideias por meio de ações para tornar mais ágil a organização e desenvolver processos de negócios mais enxutos”, escreveu ele. “A mudança de cultura significa que vamos fazer as coisas de forma diferente.”

Essas transformações, segundo ele, passarão pela estrutura, o time, objetivos e espírito da empresa. “Nada está fora do jogo. Organizações vão mudar. Fusões e aquisições vão ocorrer. Rensponsabilidades no trabalho vão evoluir. Tradições vão ser questionadas. Nossas prioridades vão ser ajustadas”, escreveu.

As palavras do executivo parecem sugerir a possibilidade de demissões. Como acontece quase todos os anos, quando se aproxima o fim do ano fiscal da Microsoft, que se encerrou em 30 de junho, surgem rumores entre os funcionários sobre cortes em diferentes áreas, já que é o período em que a empresa define e anuncia seus planos para os próximos 12 meses. Os cortes, quando ocorreram, no entanto, raramente foram grandes o suficiente para afetar significativamente o número total de empregados, que era de cerca de 100 mil no fim de junho de 2013.

Este ano, no entanto, o boato de demissões tem sido especialmente intenso. Isso em parte porque a Microsoft contratou 25 mil novos funcionários, no fim de abril, com a conclusão da aquisição da divisão de telefonia móvel da Nokia.

Em seu e-mail, Nadella diz que, ao longo de julho, os executivos seniores revelariam “mais mudanças organizacionais e na área de engenharia, que acreditamos serem necessárias”. Ele disse, porém, que irá discutir mais as mudanças quando a empresa divulgar o balanço financeiro, no dia 22 deste mês.

O executivo disse que sua motivação para escrever a carta era “estimular os funcionários em torno do que é a nossa alma”. “Vamos reinventar a produtividade para capacitar cada pessoa da organização no planeta para fazer mais e conseguir mais”, escreveu ele. No site da Microsoft, é possível ler o documento na íntegra, em inglês.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile