Google é multado em US$ 6,8 mi por órgão antitruste russo por prática anticoncorrencial

0

O Serviço Federal Antimonopólio (FAS, na sigla em inglês), órgão antitruste da Rússia, aplicou multa de cerca de US$ 6,8 milhões ao Google por violar regras de defesa da concorrência ao abusar de posição dominante com sua plataforma móvel Android. A medida foi tomada pelo FAS depois de analisar uma queixa apresentada no ano passado pelo Yandex, maior buscador online da Rússia.

O valor da multa foi determinado de acordo com a participação nas vendas do Google Play no mercado interno russo, disse um representante do FAS. Pelas regras locais, as multas podem variar entre 1% e 15% sobre a receita da empresa que violar a lei antitruste do país.

No ano passado, o FAS, após investigações, constatou que o Google violou a lei ao exigir que os fabricantes de smartphones e tablets equipados com o sistema operacional Android instalassem os serviços da empresa — como o sistema de buscas —, como condição prévia para ter acesso a sua loja digital Google Play, de além de não permitir que os instalassem serviços de terceiros, tais como o Yandex.

O Google recebeu a notificação do FAS sobre a multa e vai analisar a decisão cuidadosamente antes de tomar alguma medida, disse em um comunicado enviado por e-mail à Bloomberg. Em março, o Tribunal de Arbitragem de Moscou rejeitou uma apelação feita pelo Google e manteve a decisão de que a empresa norte-americana violou a lei antimonopólio. O Google recorreu novamente e a audiência de julgamento está marcada para a próxima terça-feira, 16.

O FAS disse, no entanto, que continua a negociar com o Google para que cheguem a uma solução amigável, embora isso não exima a empresa de pagar a multa no prazo de 60 dias, de acordo com o órgão regulador.

Em abril, a Comissão Europeia enviou uma queixa antitruste contra o Google, acusando-o de impor contratos restritivos exigindo que fabricantes de tablets e telefones celulares instalem seu navegador de internet Chrome e o mecanismo de buscas em seus dispositivos. A empresa também e acusada de repassar aos fabricantes de celulares e operadoras de telecomunicações uma parte das receitas com publicidade online caso concordem em tornar seu sistema de buscas como padrão dos dispositivos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.