Seis barreiras para os negócios digitais, segundo o Gartner

0

À medida que organizações continuam abraçando a Transformação Digital, descobrem que não se trata simplesmente de adquirir a última tecnologia, mas que são necessárias mudanças significativas de sistemas e de cultura. Pesquisa do Gartner mostra que apenas um pequeno número de organizações estão aptas para escalar suas iniciativas digitais de maneira bem-sucedida para além dos estágios de experimentação.

"A realidade é que negócios digitais demandam habilidades, práticas de trabalho, modelos organizacionais e até culturas diferentes", diz Marcus Blosch, Vice-Presidente de Pesquisa do Gartner. "É difícil mudar uma organização que é designada para um tipo de estrutura, orientada em processos mundiais para uma companhia voltada para ecossistemas, adaptação, aprendizado e experimentação. Algumas empresas vão navegar pelas mudanças e outras que não conseguirem vão ficar desatualizadas e serão substituídas".

O Gartner identificou seis barreiras que CIOs precisam superar para transformar suas organizações em negócios digitais:

Barreira número 1 – Cultura resistente a mudanças: A Inovação digital pode ser bem-sucedida apenas em uma cultura de colaboração. Os colaboradores precisam estar aptos para trabalhar além das fronteiras e explorar novas ideias. Na realidade, a maioria das organizações estão estacadas em uma cultura de resistência a mudanças e com hierarquias. "Cultura organizacional é 'matéria escura' – você não pode ver, mas seus efeitos são óbvios", diz Blosch.

"A mudança é que muitas organizações desenvolveram uma cultura de hierarquia e limites claros entre as áreas de responsabilidade. A inovação digital requer o oposto: equipes colaborativas, multifuncionais e autodirigidas que não têm medo de resultados incertos". CIOs com o objetivo de estabelecer uma cultura digital deveriam começar aos poucos: definir a mentalidade digital, reunir um time de inovação e protege-lo de toda a organização para deixar a nova cultura se desenvolver. Conexões entre inovações digitais e equipes de apoio podem ser utilizadas para escalar novas ideias e espalhar a cultura.

Barreira número 2 – Colaboração e compartilhamento limitado: A falta de vontade de compartilhar e colaborar é um desafio não apenas do ecossistema, mas também dentro da organização. Questões sobre propriedade e controle de processos, informações e sistemas tornam pessoas relutantes em compartilhar seu conhecimento. A inovação digital com times colaborativos e multifuncionais geralmente é diferente do modelo que profissionais estão acostumados, com funções e hierarquias – resistência é inevitável. "Não é necessário ter todos a bordo nos estágios iniciais. Tente encontrar áreas onde os interesses se sobrepõem e crie um ponto de partida. Construa uma primeira versão, teste a ideia e use histórias de sucesso para ganhar o impulso necessário para dar o próximo passo", diz Blosch.

Barreira número 3 – O negócio não está pronto: Muitos líderes de negócios são arrebatados pelo Hype em torno dos negócios digitais. Mas quando os CIOs ou CDOs (Chief Digital Officers) desejam começar o processo de transformação, acontece de o negócio não ter as competências ou recursos necessários. "CIOs deveriam abordar a disponibilidade digital da organização para alcançar uma compreensão sobre os negócios e sua prontidão para TI", aconselha Blosch. "Então, foque nos adotantes iniciais com vontade e mente aberta para mudanças e impulsione a digitalização. Mas, mantenha em mente que a inovação digital precisa ser relevante não apenas para certas áreas da organização".

Barreira número 4 – Gap de talentos: Muitas organizações seguem um padrão tradicional – organizadas em funções como TI, vendas e supply chain e são amplamente focadas em operações. Mudanças podem acontecer devagar nesse tipo de ambiente. A inovação digital requer uma organização para adotar uma abordagem diferente. Pessoas, processos e tecnologia são combinados para criar novos modelos negócios e serviços.

Colaboradores precisam de novas habilidades focadas em inovação, mudança e criatividade juntamente com novas tecnologias em si, como Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT). "Há dois métodos para conter o gap de talentos – upskill e bimodal", diz Blosch. "Em organizações menores ou mais inovadoras, é possível redefinir os papéis dos profissionais para incluir mais habilidades e competências necessárias para suportar o processo digital. Já em outras empresas, utilizar o método bimodal faz sentido ao criar um grupo separado para lidar com inovação dentro do conjunto de requisitos estabelecidos".

Barreira número 5 – Práticas atuais não suportam os talentos: Contar com os talentos certos é essencial e fazer uso de práticas adequadas possibilitam aos talentos trabalharem efetivamente. Processos altamente estruturados e lentos não funcionam para digital. Não há modelos testados para implementar, mas toda organização precisa encontrar as práticas que melhor se aplicam a suas realidades.

"Algumas organizações podem alterar para uma abordagem baseada em gerenciamento de produtos para inovações digitais porque isso permite interações múltiplas. Inovações operacionais podem seguir abordagens usuais até o time digital estiver preparado o suficiente para estender seu alcance e compartilhar as práticas aprendidas com os demais das organizações", explica Blosch.

Barreira número 6 – Mudanças não são fáceis: Geralmente é tecnicamente desafiador e caro colocar em funcionamento modelos digitais. Desenvolver plataformas, mudar a estrutura organizacional, criar um ecossistema de parceiros – tudo isso demanda tempo, recursos e dinheiro. No longo prazo, empresas deveriam desenvolver competências organizacionais que tornem as mudanças simples e mais ágeis. Para isso, é necessário criar uma estratégia baseada em uma plataforma que suporte mudanças contínuas, elabore princípios e inove, permitindo que novos serviços sejam projetados a partir da plataforma e de seus serviços principais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.