Serpro vai assumir integração de sistemas para controlar nova placa Mercosul

0

Para garantir mais transparência e segurança na identificação de veículos, o Ministério das Cidades, em parceria com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e o Serpro, lança, nesta terça-feira, dia 11 de setembro, a nova placa Mercosul. O Detran-RJ é o primeiro a adotar o novo padrão de emplacamento dos veículos no país. Até dezembro deste ano, todos os Detrans devem começar a implantar o novo sistema, conforme determinação das Resoluções nº 729/2018 e nº 733/2018 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

De acordo com o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, a placa Mercosul é uma evolução que traz benefícios para a sociedade. "O novo padrão garante maior segurança e permite uma fiscalização mais eficiente, minimizando a ocorrência de fraude e falsificações, como a clonagem de placas", ressalta Baldy.

A integração de todo o processo de implantação da Placa Mercosul é realizada pelo Serpro, responsável pela rastreabilidade digital das diversas etapas que envolvem a emissão da nova placa, como a fabricação, distribuição, recebimento, autorização de estampagem, inutilização e vinculação das placas aos veículos. A adoção e a integração do novo padrão de placas facilita a identificação de veículos nos países-membros do Mercosul, formado atualmente pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

"A placa Mercosul traz várias inovações tecnológicas e uma delas é o QR Code que passa a ser estampado na placa com informações sobre o fabricante, data da fabricação e o número de série da placa. O sistema integrado permite mais agilidade nos processos de transferência e emplacamento e mais comodidade para o cidadão", destaca a diretora-presidente do Serpro, Glória Guimarães.

O novo padrão de placa será implementado em modelos zero quilômetro e em veículos que estejam em processo de transferência de município e de propriedade, ou quando houver a necessidade de troca da placa por um outro motivo. Os proprietários de veículos já em circulação podem escolher se querem antecipar a troca da placa para o novo padrão.

A placa padrão Mercosul tem a mesma dimensão da antiga e possui mais letras e menos números, sendo composta, portanto, por 3 letras, 1 número, 1 letra e 2 números (BRA 3A18). Na parte superior, apresenta o nome do país sobre uma barra azul e os brasões do estado e do município na lateral direita.

A cor de fundo da placa é sempre branca e não muda conforme o tipo de veículo como no modelo anterior. O que muda é a cor das letras, dos números e da borda da placa. Veículos particulares, comerciais, oficiais, diplomáticos, especiais e de colecionadores apresentam, respectivamente, as cores preta, vermelha, azul, dourada, verde e prateada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.