Eu não posso acreditar que eles não sabiam…

0

Tenho ouvido muitas vezes as pessoas perguntarem: se os bancos de dados analíticos são tão espetaculares, por que a crise — complete com o nome da sua crise — aconteceu? Minha resposta é com outra pergunta: "Se sistemas de ERP e CRM são tão eficientes, como é que as empresas ainda perdem processos importantes em sua cadeia de suprimentos e decepcionam os clientes com experiências ruins?" É culpa da tecnologia? Claro que não.

Em vez de culpar o hardware e software, talvez uma perspectiva melhor seja olhar para a implantação. Sim, você pode concluir que estou sugerindo olhar para as pessoas que escolhem as perguntas a fazer, os processos que serão modelos, os dados a recolher… É mais provável encontrar a resposta para a razão pela qual a tecnologia falhou.

Como em qualquer tecnologia, os bancos de dados analíticos não são mágicos, ainda necessitam de pessoas qualificadas para cuidar das informações e dos negócios para gerar qualquer valor significativo. Na verdade, eu poderia argumentar dizendo que o valor real é mais arte do que ciência. Os insights são bons apenas quando as questões formuladas atingem a amplitude de dados disponíveis para gerar uma resposta. Da mesma forma, automatizar um processo de negócio intrinsecamente ruim em um sistema de ERP irá provavelmente resultar em um resultado indesejado. Ou seja, fazer as perguntas erradas ou não ter dados suficientes irá conduzir a más decisões.

Uma saída talvez seja não direcionar o foco nas eventuais deficiências de uma determinada tecnologia, mas fazer uma pergunta diferente: "O que pode ser feito para melhorar a eficácia e valor de uma análise ou iniciativa de data warehouse?" Aqui estão algumas tendências animadoras que eu vejo acontecendo:

1º) As tendências que estão afetando modelos de negócios — Ao longo dos últimos anos novas leis, regulamentos e iniciativas de conformidade começaram a aparecer e estão inibindo quem é responsável ??por resultados de negócios. Ninguém quer estar nas manchetes por falhas na tomada de decisão financeira. Ninguém quer ir para a cadeia. Ninguém quer perder o emprego ou enfrentar multas.

2º) A melhoria da tecnologia e do processo — A tecnologia e a disciplina de análise de dados já percorreram um longo caminho nos últimos cinco a dez anos. As agências governamentais e as empresas se tornaram mais sofisticadas no uso de ferramentas de análise e um fator determinante para o sucesso desta tendência é que a tecnologia está acessível para a comunidade empresarial, que é capaz de consultar, descobrir e prever padrões de comportamento.

Reconhecendo que algumas ferramentas são melhores que outras, a tecnologia em si só pode consentir. Ela permite a simplificação de grandes processos e oferece insights estelares. Mas também admite processos totalmente inúteis e que não oferecem insights. O que torna o trabalho da tecnologia maravilhoso são as pessoas inteligentes e hábeis que são responsáveis ??por implementações.

Dadas essas tendências, eu, por exemplo, estou esperançoso com o futuro dos bancos de dados analíticos.

*Bobby Caudill é diretor global de programas para governos da Teradata.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.