Microsoft instala mais um data center fora dos EUA para atender exigências de clientes no exterior

0

Depois de perder vários clientes mundo afora, inclusive o governo do Brasil, em decorrência das denúncias sobre o programa de espionagem dos Estados Unidos feitas pelo ex-colaborador da Agência de Segurança Nacional (NSA), Edward Snowden, a Microsoft anunciou nesta quarta-feira, 11, que vai instalar um novo data center no exterior, como parte da estratégia para tranquilizar os clientes estrangeiros que suas informações estão a salvo dos olhares indiscretos do governo americano.

O data center ficará na Alemanha para atender clientes europeus. Os dados dos clientes que usam software da Microsoft na nuvem para aplicações de escritório e de negócios ficarão armazenados em dois data centers da Deutsche Telekom, maior operadora de telecomunicações do país. À Microsoft só será concedido acesso a esses dados — ou à subsidiária da Deutsche, a T-Systems, que opera os data centers — se for dada permissão pelo cliente. E mesmo quando for concedido acesso a T-Systems, a fabricante de software irá supervisionar a operação.

A Microsoft disse que um levantamento, feito pelo grupo empresarial alemão Bitkom, revelou que 83% das empresas alemãs esperam que seu provedor de nuvem opere data center na Alemanha. "Os data centers alemães oferecem aos clientes confiança na forma como os seus dados são manipulados e armazenados", disse o presidente-executivo da Microsoft, Satya Nadella, ao The Wall Street Journal.

O anúncio surge semanas depois de o Supremo Tribunal da União Europeia ter invalidado o acordo entre a União Europeia e os Estados Unidos, denominado Safe Harbour ("Porto Seguro"), que permitia a transferência de dados pessoais dos europeus para os EUA. Autoridades alemãs de proteção de dados disseram, após a decisão, que não irão mais permitir quaisquer novas transferências de dados para os EUA.

O novo serviço estará disponível para os clientes com sede na União Europeia e alguns países vizinhos, a partir do segundo semestre do próximo ano. Aplicativos da Microsoft como o Office 365 e Azure Dynamics CRM oferecidos na nuvem serão entregues a partir de data centers da Deutsche Telekom instalados em Frankfurt e Magdeburg.

Desde que Snowden vazou para a imprensa milhares de documentos sobre o vasto programa de espionagem do governo americano, a Deutsche Telekom lançou uma série de produtos destinados a proteger os usuários de espionagem, incluindo e-mail criptografado, smartphones seguros e a instalção de novo data centers.

Outros países também estão pressionando gigantes americanos da tecnologia a manter os dados dos seus cidadãos em solo local. Uma nova lei na Rússia exige que as empresas, tais como Facebook e Twitter armazenem e processem dados de usuários russos dentro das fronteiras do país.

Atualmente, a Microsoft possui 100 data centers distribuídos em 19 regiões, inclusive no Brasil. O data center brasileiro, por sinal, é o primeiro da América Latina e do Hemisfério Sul. Foi lançado em junho de 2014 para hospedar os dados dos clientes locais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.