OMC condena políticas de informática e de apoio à indústria de chips brasileiras

2

A Organização Mundial do Comércio (OMC) emitiu relatório nesta sexta-feira, 11, no qual condena, entre outras, a legitimidade da Política de Informática, do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores (PADIS) e do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Equipamentos para TV Digital (PADTV).

Os programas estipulam incentivos fiscais e redução de IPI (imposto sobre produtos industrializados), adotados ainda pelo governo de Dilma Rousseff, portanto, segundo a OMC, devem ser abandonados, pelo menos da forma que são aplicadas. O governo brasileiro poderá recorrer da decisão.

Documento confidencial de 400 páginas, obtido pelo jornal "Estado de São Paulo", diz que os juízes da entidade atenderam ao pedido do Japão e da União Europeia, que alegavam que a política de incentivos fiscais aos setores de telecomunicações, automóveis e tecnologia é ilegal e afeta empresas estrangeiras de forma "injusta".

Na avaliação de especialista em política internacional, se a decisão da OMC for mantida após apelação do governo, a política industrial brasileira como um todo ficará seriamente comprometida, além de causar fortes impactos na já combalida economia do país.

2 COMENTÁRIOS

  1. Absurdo e imbroglio, não existe industria automobilística brasileira, tudo é multinacional e pior somente montadoras, isto é um terrível problema para a inteligência brasileira, pois impede de se usar a cabela para inovar. Empresas fabricam peças mas é tudo por design de fora.

  2. A indústria do silício é a menina dos olhos de qualquer país civilizado. Será que o atual governo vai desistir sem sequer lutar decentemente ? Envolve cifras na casa dos bilhões de dólares anualmente em importação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.