Blockchain reduz desperdício e risco na produção agrícola

0

As empresas Agricom e S4 aderiram ao IBM Food Trust, ecossistema global para a indústria de alimentos que visa proporcionar, a partir da tecnologia de blockchain, responsabilidade e transparência sem precedentes sobre os alimentos aos consumidores finais.

Segundo a OCDE e a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), 14% da produção agrícola mundial vem da América Latina e estima-se que até 2028 a região responderá por mais de 25% das exportações globais de produtos agrícolas e de pesca.

Ao ingressar no IBM Food Trust, a Agricom pode compartilhar seletivamente informações importantes sobre os alimentos que produz com seus parceiros de negócios, como fornecedores, produtores, varejistas e muito mais, tudo de uma maneira altamente segura e transparente no blockchain. A Agricom poderá, ainda, proporcionar maior transparência e confiança aos consumidores finais das frutas produzidas em suas seis plantas no Chile, além de reduzir a perda de alimentos na cadeia de produção e distribuição. A Agricom, que faz parte da multinacional Westfalia Fruit Group, usa a plataforma blockchain para rastrear frutas que chegam diariamente às mesas dos consumidores, como abacates, laranjas, maçãs e limões, entre outros.

A S4, uma startup dedicada à criação de tecnologia para reduzir o risco na produção agrícola causado pelos efeitos do clima, incorporará a tecnologia blockchain em seu produto S4Go para registrar a localização geográfica dos lotes e suas informações técnicas produtivas no momento em que são desenhadas, para registrar e confirmar as informações, criando visibilidade e responsabilidade na cadeia de origem desde o momento inicial.

Segundo o Banco Interamericano de Desenvolvimento, 127 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçadas anualmente na América Latina, o equivalente a um terço do que a região produz no mesmo período.

Por meio do acordo com o IBM Food Trust, o S4Go poderá compartilhar seletivamente informações importantes sobre produtos alimentícios com seus outros atores comerciais – como fornecedores, produtores, varejistas – de maneira altamente segura e autorizada em blockchain. Ao permitir esse nível mais alto de transparência, o S4Go pode colaborar de maneira mais eficaz com os membros da cadeia do agronegócio, indexando o crescimento da planta, aplicando inteligência artificial em dados de satélite e várias fontes remotas, para otimizar o gerenciamento produtivo e monitoramento em tempo real das lavouras e, dessa forma, planejar a produção de alimentos de maneira mais adequada, a fim de reduzir desperdícios e riscos.

"Graças à tecnologia IBM, o produtor e os atores subsequentes da cadeia podem rastrear, proteger e garantir transparência na localização e no desenvolvimento de suas colheitas. Isso também possibilita a certificação futura, uma vez que o S4Go adiciona informações obtidas por meio de processos, garantindo não apenas a imutabilidade das informações, mas também a interpretação e validação das informações fornecidas pelo produtor", Mariano Tamburrino Co-Fundador e COO da S4.

Criado na tecnologia de código aberto baseada no Hyperledger Fabric, o IBM Food Trust usa um modelo de governança que permite às empresas estabelecer regras sobre quem pode ver os dados carregados na solução e por quanto tempo. Esses dados permanecem sob o controle da empresa, mesmo depois de terem sido carregados no IBM Food Trust.

"Atualmente, cerca de 34% dos alimentos produzidos na América Latina são desperdiçados, enquanto mais de 77 milhões de pessoas sofrem de doenças relacionadas a alimentos todos os anos. Esses problemas podem ser melhorados com a aplicação de blockchain em toda a cadeia alimentar", disse Martin Hagelstrom, líder de IBM Blockchain para a América Latina. "A solução IBM Food Trust fornecerá a melhor segurança e transparência em todas as transações realizadas pela Agricom e pela S4, com qualquer um de seus stakeholders e consumidores finais, garantindo a rastreabilidade dos produtos em cada ponto da cadeia".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.