DocuSign investe na expansão global através de parcerias e aquisições

0

Aumentar sua presença internacional por meio de uma rede de transações de documentos (DTM), de aquisições e de parcerias com empresas globais. Esses foram alguns dos pontos ressaltados pelo CEO da DocuSign, Keith Krach, na abertura do evento Momentum 2015, em San Francisco, na Califórnia, na quarta-feira, 11, o qual reuniu parceiros, desenvolvedores e clientes da empresa.

Um acordo relevante para esses objetivos foi assinado com a SAP, que passará a vender a solução de e-signature da DocYouSign junto com o SAP Signature Management. Outro anúncio foi da aquisição da ARX – Algorithmic Research, até então parceiro da DocYouSign, com uma carteira de mais de 2 mil clientes nos Estados Unidos, Europa e Ásia, por valor não revelado.

A DocYouSing, é uma empresa da DocuSign, de capital fechado, pertencente a um grupo de investidores, que atua em 188 países, em 43 línguas. Sua plataforma DTM recebe mais de 50 mil novos usuários por dia, tem mais de 100 mil clientes gerenciados em processos que envolvem assinaturas digitais e eletrônicas, de forma legal e com todos os requisitos de compliance. De acordo com Krach, a empresa de pesquisa de mercado Aragon Research estima que esse mercado movimente US$ 30 bilhões mundialmente.

DTM- Digital Transacion Management (Gestão de Transações Digitais) é como uma evolução do Work Flow Management. Surgiu como uma categoria de software projetada para gerenciar de forma segura transações baseadas em documentos digitais. Ele evita controvérsias de validade jurídica inerentes a processos que envolvem pessoas, documentos e dados. Uma aplicação onde operações são seguras e com validade jurídica.

Uma da vantagens apresentadas pela DocYouSign é que a empresa responsável pelo contrato paga pela transação de envio ao cliente, para que que o mesmo seja assinado. Este, por sua vez, após a assinatura, tem o beneficio de acessar esse contrato armazenado na nuvem, que muitas vezes têm muitas páginas, sem qualquer custo pela transação e sem precisar imprimir nenhum papel.

Keith Krach, CEO da DocuSign_
Keith Krach, CEO da DocuSign_

"Estamos no momento de uma 'tempestade perfeita' (da expressão perfect storm), onde a transformação digital não será apenas de um departamento, de uma empresa, um país, mas sim da vida das pessoas", enfatizou Krach.

Brasil

No Brasil, após ter adquirido a Comprova, há pouco mais de um ano, o plano é investir cerca de R$ 100 milhões nos próximos três anos para reforçar as operações e infraestrutura local. O negócio permitiu que a tecnologia brasileira fosse incorporada ao portfólio global da DocYouSign, e agora clientes de outros países podem assinar com certificado digital ICP-Brasil.

A legislação acerca de assinaturas digitais é diferente em cada país. No Brasil e na maioria dos países de Direito Civil, a assinatura com o Certificado Digital é exigida para alguns tipos de documentos. Dessa forma, indivíduos e empresas de qualquer porte e lugar poderão realizar processos como autenticações, coleta de dados, automatizar o controle de seu fluxo de trabalho, efetuar pagamentos, assinar contratos e reter documentos na nuvem de forma segura e 100% digital. Um executivo em viagem, por exemplo, pode assinar um contrato, um documento, ordem de compra e venda, um formulário de autorização, etc, independente do lugar onde estiver, inclusive pelo seu dispositivo móvel, de forma segura.

"Nosso conceito é simples, eliminar o papel para melhorar a eficiência nos negócios e assegurar que qualquer um possa utilizar nossas ferramentas para assinar qualquer documento, a qualquer hora, em qualquer lugar e de qualquer dispositivo, móvel ou não. Nossa base de clientes conta agora com a opção de usar os certificados digitais ICP-Brasil e aproveitar por completo os benefícios do DTM '', diz Marcos Nader, presidente da DocYouSign para a América Latina.

Um exemplo foi apresentado por David Smoley, CIO da Astrazeneca, indústria farmacêutica global, que reduziu o tempo de assinatura de um contrato que demorava entre 3 e 4 dias, por algumas horas. "Um contrato gerado em Londres foi assinado na Suíça, para um fornecedor dos Estados Unidos em quatro horas''.

Investimentos

Em busca da expansão global, a empresa conta com cerca de 200 profissionais na área de tecnologia trabalhando em San Francisco. Com a aquisição da Comprova, mais 40 funcionários fazem parte da equipe, para suportar e continuar o desenvolvimento da tecnologia criada no Brasil.

Grant Peterson, CTO da DocYouSign, explica que a empresa conta com três data centers nos EUA e que agora está montando a mesma estrutura para se expandir na Europa. Os sistemas são redundantes, espelhados, e todos eles salvam pelo menos três cópias do mesmo documento, que é encriptado com chaves PKI, para garantir sua validade.

"Mais de 7 bilhões de documentos estão encriptados e armazenados em mais de 10 Terabytes de disco. Nosso objetivo é chegar a zero de dowtime e manter a infraestrutura de disaster recovery com zero de perda de dados" explica. No Brasil a empresa contrata os serviços de data center da IBM e Tivit.

Novo release

A DocuSign lançou no evento o release DocuSign Primavera '15 com com melhorias específicas para o gerenciamento de transações digitais, tornando a interface mais fácil de usar, mais rápida e mais intuitivo.

A solução é disponibilizada na versão stand alone; integrada por parceiros com outras plataformas, como a SAP, Google, Saleforce, Oracle, NetSuite e Microsoft; e versão embeded, onde o cliente constroi sua própria aplicacão. Ela roda na nuvem, no modelo SaaS, e e está disponível para qualquer padrão de dispositivo móvel. O usuário pode fazer o dowload do aplicativo da Apple Store, Google Play, Microsoft Store, de lojas de aplicativos dos integradores ou dos próprios clientes.

Parcerias

O acordo com a SAP tem um papel relevante na estratégia de crescimento global da DocuSign, devido o número de clientes, abrangência geográfica e do portfólio de soluções da empresa alemã. Além do aplicativo SAP Signature Management, inicialmente haverá integração com as soluções de Ariba (logística) e SuccessFactors (Recursos Humanos), com previsão de expansão posterior para a linha de produtos de cloud da SAP.

"Os clientes da SAP de qualquer segmento e localidade estão adotando soluções digitais para simplificar seus negócios e acelerar resultados'', afirma Rodolpho Cardenuto, CEO da SAP para a América Latina. "Acompanhamos em primeira mão o impacto positivo e o ROI do Gerenciamento de Transações Digitais da DocYouSign. O produto possui o mesmo alinhamento que a nossa abordagem "Run Simple", contribuindo para que clientes SAP de todo o mundo aumentem sua produtividade, reduzam custos e complexidade e se beneficiem das melhores experiências em transações digitais''.

A integração do SAP Signature Management com o Ariba Contracts facilita transações digitais na rede mundial de comércio executivo, ajudando equipes de compras a dar andamento a acordos com parceiros. Mais complexa, a integração com a Success Factors Recruiting Management contribuirá para que departamentos de RH possam atrair e reter talentos graças à aceleração do processo de contratação, simplificação dos procedimentos com novos funcionários, redução do uso de papel e suporte para um ciclo completo de experiência digital.

"Antecipamos que a SAP Signature Management permitirá posteriormente que clientes da Europa, América e Ásia poderão digitalizar seus negócios completamente para realizarem transações a qualquer hora, em qualquer lugar e de qualquer dispositivo com simplicidade e segurança'', afirma o CEO da DocuSign.

*O jornalista viajou a San Francisco a convite da empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.