ITI estuda parâmetros para datação eletrônica de assinatura digital

0

O Instituto de Tecnologia da Informação (ITI) iniciou contatos com segmentos interessados para formatar uma minuta de resolução que irá estabelecer os parâmetros para a datação eletrônica de documentos assinados digitalmente.

O diretor de infra-estrutura e chaves públicas do ITI, Maurício Coelho, informou que serão realizadas reuniões semanais a fim de encaminhar a minuta para a avaliação do Comitê Gestor da ICP-Brasil, instância responsável pela aprovação das regras, até meados do ano.

A criptografia e o arcabouço jurídico brasileiro conferem segurança e validade jurídica aos documentos eletrônicos com certificados emitidos em conformidade com os parâmetros da ICP-Brasil. Entretanto, para que os atributos da certificação digital brasileira sejam completos, falta ainda incluir a variável tempo. Em outras palavras, é necessário ter a certeza da realização de uma operação eletrônica no momento da sua assinatura, inclusive para assegurar que é o certificado é válido, visto que o documento tem prazo de validade.

Atualmente, a data é determinada pelo relógio do próprio computador do usuário que pode ser facilmente alterada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.