Acordo entre Adobe e ITI torna automática validação de assinaturas digitais em documentos PDF

4

Adobe Systems, fabricante de software de editoração eletrônica e design gráfico, e o governo federal, por meio do ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação), firmaram acordo de cooperação que torna automático o processo para a validação de assinaturas digitais em documentos PDF pelos softwares Adobe Reader e Adobe Acrobat. Pelo acerto firmado entre as partes, 100% das certificadoras que integram o repositório da Autoridade Certificadora Raiz (AC-Raiz) da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) passam a fazer parte da Adobe Approved Trust List (AATL), fazendo com que as assinaturas sejam validadas automaticamente.

A AATL é a lista de confiança da Adobe, um programa que permite que milhões de usuários no mundo todo possam criar assinaturas digitais confiáveis sempre que o documento assinado é aberto no Reader ou Acrobat. O Brasil passa a integrar a AATL com a homologação das raízes da ICP-Brasil pela Adobe.

"A transformação digital é um caminho natural a ser trilhado pelas empresas, profissionais autônomos ou mesmo pessoas físicas e isso passa pela circulação de documentos com assinaturas digitais. Este acordo da Adobe com o ITI representa um endosso do governo brasileiro a esse novo cenário para otimizar a validação de documentações em um país com mais de 200 milhões de cidadãos. E tudo automaticamente, pelos nossos softwares e aplicativos instalados em mais de 1 bilhão de dispositivos de usuários no mundo todo", afirma Fabio Sambugaro, vice-presidente de Enterprise da Adobe Systems Brasil.

"A incorporação das raízes da ICP-Brasil nos softwares da Adobe traz mais comodidade para os usuários da certificação digital. O PDF é um formato extremamente popular, por isso facilitar a verificação das assinaturas digitais nesse tipo de arquivo é um grande avanço para popularização da ICP-Brasil. Tornar o uso das assinaturas digitais mais simples é um dos grandes objetivos do ITI e a cooperação com a Adobe é um importante passo nesse caminho", explica Renato Martini, diretor-presidente do ITI.

O acordo firmado entre a Adobe e o ITI desburocratiza todo o processo para a validação de uma assinatura digital. Antes, por conta de a ICP-Brasil não pertencer à AATL, o usuário necessitava de frequente suporte da autarquia federal para instalar as cadeias referentes à autoridade certificadora que emitiu o certificado, além de atualizações de segurança.

Segundo Fabio Sambugaro, da Adobe, com a integração do repositório de cadeias certificadoras da ICP-Brasil à lista de confiança da Adobe (AATL), a tendência é que haja um aumento significativo na adesão à assinatura digital no Brasil. "A adesão à assinatura digital vive um momento significativo em todo o mundo. Os brasileiros agora têm muito mais facilidade no fluxo de documentos assinados digitalmente, sem ter a necessidade de recorrer a especialistas para os ajustes nos dispositivos", destaca.

A entrada da ICP-Brasil na AATL impacta diretamente os fluxos de assinaturas digitais de diferentes setores do mercado, com destaque para o jurídico. Com o uso do Processo Judicial Eletrônico (PJ-e), o judiciário brasileiro passou a ser um dos maiores cases de uso de documentos assinados digitalmente: são juízes, advogados, desembargadores e outras partes assinando documentos com certificado ICP-Brasil. Até agosto de 2015, a Justiça brasileira já tinha mais de 5 milhões de ações tramitando no PJ-e.

Em agosto de 2015, o Brasil passou a dispor de uma política pública para assinatura digital para o padrão de Assinaturas Eletrônicas Avançadas do PDF (PAdES, na sigla em inglês). Como criadora do PDF — que depois tornou-se um padrão aberto mantido pela International Organization for Standardization (ISO) —, a Adobe ocupa uma cadeira em grupo gerenciado pelo ITI e trabalhou em parceria direta para a criação e aprovação dessa política, que culminou com a integração da ICP-Brasil em sua lista de confiança.

4 COMENTÁRIOS

  1. A Acrobat só suporta assinaturas de certificados A# (em token usb ou smartcard). Assinaturas nível A1 não são consideradas confiáveis pelo software (apesar de igualmente válidas pela ICP-Brasil), exigindo do usuário que configure manualmente a confiança no aplicativo. Adobe mau.

  2. A Acrobat só suporta assinaturas de certificados A3 (em token usb ou smartcard). Assinaturas nível A1 não são consideradas confiáveis pelo software (apesar de igualmente válidas pela ICP-Brasil), exigindo do usuário que configure manualmente a confiança no aplicativo. Adobe mau.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.