Prefeitura do RJ regulamenta serviço de transporte por aplicativos

0

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, baixou decreto, publicado no Diário Oficial desta quinta-feira, 12,, que regulamenta o serviço de transporte individual de passageiros por aplicativos. As empresas que operam o serviço, como Uber, Cabify e 99, terão que repassar ao município um percentual do valor total das viagens cobradas pelos motoristas. Parte do valor arrecadado será aplicado na melhoria do aplicativo Taxi.Rio.

Para regulamentar o serviço, o prefeito considerou principalmente a geração de empregos. Estima-se que, atualmente, existam no Estado do Rio cerca de 100 mil motoristas fazendo o transporte individual de passageiros por meio de aplicativos, a maioria na Região Metropolitana do Rio.

O percentual a ser repassado pelas empresas ainda será fixado e fará parte de uma resolução a ser publicada em até 30 dias. A Prefeitura espera arrecadar cerca de R$ 20 milhões por ano.

O texto do decreto segue o que foi determinado pela lei 13.640, aprovada pelo Congresso e sancionada pelo presidente Michel Temer no dia 26 de março passado.

Para garantir a segurança dos usuários, as empresas terão que apresentar ao município um cadastro dos veículos e motoristas que fazem o serviço. Os condutores também precisarão comprovar que possuem bons antecedentes criminais e vão passar por um curso específico, ministrado por instituição credenciada pela Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), entre outras obrigações. Eles terão 180 dias para se adaptarem às novas exigências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.