Banco Paulista ganha produtividade e agilidade com uso da assinatura digital

0

O Banco Paulista fechou sua participação em câmbio em 2016 com uma movimentação aproximada de US$ 20 bilhões, 8º em volume de operações e com 29.000 operações só no mercado primário, segundo ranking divulgado pelo BACEN. Em 2014, a instituição implementou o uso da assinatura digital em contratos de câmbio. Avaliou algumas soluções de mercado e selecionou a QualiSign, pela facilidade de integração e melhor composição de custo/benefício oferecida.

Apesar de a implantação ter sido rápida e com sucesso, a principal barreira ainda é a mudança cultural do papel para o meio digital. Uma das alavancas foi a autorização recente, por parte do BACEN, de uso da assinatura eletrônica, aquela que não exige o certificado digital.

Entre os benefícios apontados pelo banco estão a redução dos prazos de formalização via papel, que cai de 7 a 10 dias para 1 ou 2 dias. O processo eletrônico dispensa o abono de assinaturas, no controle e armazenamento físico por 5 anos praticamente deixam de existir.

Com todas as melhorias no processo houve ganho de 10% em produtividade. Outro ponto sempre importante é a questão da sustentabilidade. Pelo volume de contratos em 2016, o Banco Paulista evitou a derrubada de 8,6 árvores, eliminando o consumo de 1152kw de energia e 6.480 litros de água, que seriam gastos na produção deste papel. Também economizou a emissão de 11,6 toneladas de CO2 que seriam gerados na sua produção. Eliminar o papel é evitar corte de árvores.

Nos dias de hoje, não basta uma solução mais rápida e mais barata. É preciso ser segura também. Operações financeiras exigem segurança e rastreabilidade, ou seja, todo o processo de assinatura e acesso ao portal deve ser registrado de acordo com as políticas de segurança do banco. A assinatura digital assegura também a integridade, confidencialidade e autenticidade às informações eletrônicas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.