Índice de lealdade em bancos digitais cai oito pontos percentuais, aponta pesquisa

0

O Net Promoter Score (NPS), índice que registra a lealdade de clientes em bancos digitais, caiu de 38,7% para 30,7% de 2017 para 2019, segundo pesquisa da Cantarino Brasileiro, empresa especializada na geração de conteúdo de valor para inovação dos negócios. Já as contas digitais feitas por bancos tradicionais conseguiram ampliar o NPS de seus correntistas de 11,3% para 17,5%. Já a satisfação com os bancos digitais se mantém maior do que com bancos tradicionais, com 30,7% a 17,5%, respectivamente

Essa é a segunda edição do estudo, feito em parceria com a Exceda e que entrevistou mais de 1 mil pessoas de forma online. O perfil predominante dos usuários de bancos digitais, em 2019, continua sendo de jovens (48%), homens (54%), de classe média e alta (55% e 16%) das regiões Sudeste e Sul (74%).

A pesquisa também indica que 15% dos entrevistados utilizam tanto bancos digitais quanto os tradicionais. Apenas tradicional é opção para 82% dos participantes. Os que usam unicamente bancos digitais são 3% da amostra, mesmo patamar do estudo anterior.

Outro dado é que o conhecimento sobre os bancos digitais é alto, mesmo para quem não os utiliza. No entanto, a disposição destes em abrir uma conta digital registrou queda de 2017 para 2019. A opção "Totalmente Dispostos" foi de 28% para 20% e a nota média também caiu, de 7,2 na primeira edição da pesquisa, para 6,1 em 2019.

Para quem não tem conta em banco digital, o pagamento de taxas perdeu importância em 2019 e foi de 46 para 28%. Os principais quesitos considerados por eles para trocar um banco tradicional por um digital são "não ter que ir ao banco" (32%) e "acesso 24 horas" (29%). Para os demais, a taxa continua sendo o principal critério de escolha de um banco. Seguido da tradição e confiança.

A segurança continua sendo critério fundamental em um banco digital, mas o estudo descobriu que é baixo o conhecimento sobre a ação de hackers. E mesmo os que conhecem não tomaram atitudes muito concretas para sua proteção. O levantamento conta ainda com dados sobre o uso de canais de atendimento, o que os entrevistados apontam como fundamental para bancos tradicionais e digitais, entre várias outras informações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.