Em parceria com FIEP, Renault inaugura espaço de inovação em Curitiba

0

A Renault inaugurou o Renault Lab na unidade do Sistema Fiep da CIC, em Curitiba. O novo espaço de inovação tem foco no desenvolvimento de tecnologias voltadas à mobilidade sustentável, com ênfase em veículos elétricos.

O objetivo é conectar profissionais, empresas, investidores e universidades na busca por soluções sustentáveis para mobilidade elétrica.

A unidade da FIEP-CIC, onde o Renault Lab está localizado, é um ambiente com forte ecossistema de inovação. São mais de 58 mil m² ocupados com salas de aula, espaços de manufatura, FabLab e em breve, uma Aceleradora de Startups (a segunda do Sistema Fiep na capital paranaense).

Além disso, na unidade é ofertada a pós-graduação em Engenharia de Veículos Híbridos e Elétricos. Também não se pode esquecer do papel fundamental do Senai no Paraná na implantação da indústria automobilística no estado, já que formou e continua formando os profissionais para atuar no setor.

Para Tânia Rinaldi, gerente da unidade Senai CIC, o Renault Lab é um espaço para que os estudantes do Sistema Fiep, desde o Colégio Sesi e Senai, até das Faculdades da Indústria, desenvolvam o pensamento crítico e a capacidade de solucionar problemas reais. "O espaço colaborativo é ideal para colocar ideias em prática. Aqui os alunos serão pesquisadores ativos", comenta.

O Renault Lab é o primeiro dentro de uma faculdade e passa a fazer parte do ambiente de inovação da marca, que já conta com o Creative Lab, na fábrica em São José dos Pinhais, no Paraná, o America Digital Hub e o Renault Lab localizado no Cubo Itaú, ambos em São Paulo.

"A inovação é o motor do crescimento para a engenharia. O objetivo do Renault Lab no Sesi CIC é transformar as boas ideias em realidade.", afirma Pascal Moulinier, diretor do RTA – Renault Tecnologia Américas.

Soluções de mobilidade

A Renault entregou no último sábado, 8 de junho, os primeiros carros 100% elétricos para a administração de Fernando de Noronha. Os seis veículos – 3 Zoe, 2 Twizy e 1 Kangoo Z.E. – foram cedidos para uso oficial da Administração local em regime de comodato.

A parceria da Renault com a Administração da ilha faz parte do Projeto Noronha Carbono Zero, para a circulação dos carros 100% elétricos em Fernando de Noronha, considerado Patrimônio Mundial da Humanidade desde 2001 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Além da entrega dos veículos, a Renault abriu a venda de carros 100% elétricos para moradores de Fernando de Noronha.

A partir de 10 de agosto de 2022 está vetada a entrada de carros, motos, ônibus e caminhões que emitem dióxido de carbono, permitindo apenas a circulação de unidades já presentes na ilha. A nova legislação ainda prevê, de 2030 em diante,a retirada da ilha de todos os veículos movidos a gasolina, álcool e óleo diesel.

Em abril, a Renault inaugurou no Cubo Itaú a iniciativa de carsharing do Zoe, solução de mobilidade compartilhada e 100% elétrica, para os mais de mil residentes do Cubo Itaú e para os mais de 300 colaboradores da Renault que ficam no escritório da Vila Olímpia, em São Paulo.

A iniciativa de carsharing para os colaboradores de São Paulo é uma continuidade do lançamento que a Renault fez no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, no Paraná, que após uma prova de conceito (POC) passou a oferecer o sistema de carsharing para todos os colaboradores da Renault. Por meio do aplicativo Renault Mobility, a marca disponibiliza os veículos de frota para uso compartilhado. O colaborador pode reservar um veículo em qualquer horário e dia da semana, retirá-lo e devolvê-lo local de trabalho.

Outra iniciativa de carsharing foi em parceria com a MRV em um condomínio de Belo Horizonte, Minas Gerais. Neste caso os moradores tiveram à disposição duas unidades do Zoe para uso compartilhado. Em breve outro projeto como esse será lançado em um condomínio da MRV em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.