Vendas do e-commerce do Magazine Luiza cresce 56% no segundo trimestre

0

O Magazine Luiza (uma das maiores plataformas digitais do varejo brasileiro, acaba de reportar à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) seus resultados financeiros do segundo trimestre de 2019. No período, o número de clientes ativos da companhia aumentou, organicamente, 27%. A aquisição da Netshoes, em junho, fez com que a base de clientes disparasse 53%, atingindo 22,3 milhões de consumidores — sendo 128% apenas no e-commerce.

Após concluir seu processo de transformação digital, o Magalu adotou a estratégia de crescimento exponencial, com expansão acelerada da plataforma de Marketplace, a entrada da empresa em novas categorias de produtos, o desenvolvimento do superapp e o aumento da velocidade de entrega aos clientes. Os resultados financeiros e operacionais do segundo trimestre deste ano refletem execução dessa estratégia.

Pelo 10º trimestre consecutivo, as vendas digitais registraram uma expansão acima de 50%. Na comparação com o mesmo período de 2018, o crescimento do e-commerce foi de 56%. O faturamento dos canais digitais atingiu, assim, 2,4 bilhões de reais no período, passando a representar 41% das vendas totais. Essa participação deve aumentar substancialmente nos próximos meses, com a contabilização integral do faturamento da Netshoes, líder brasileira no e-commerce de artigos esportivos, calçados e roupas. (No segundo trimestre, o balanço do Magazine Luiza incorporou apenas 15 dias de vendas da empresa.)

O crescimento do e-commerce do Magalu tem sido impulsionado, entre outros fatores, pelo desempenho do app de vendas e do marketplace. Atualmente, cerca de 12 milhões de clientes acessam o aplicativo do Magalu e das marcas Netshoes pelo menos uma vez por mês. Ainda em junho, poucos dias após o anúncio da aquisição da Netshoes, as lojas virtuais das marcas Netshoes (artigos esportivos) e Zattini (roupas) foram incorporadas ao app do Magalu — agregando 250 000 itens de estoque próprio, além de milhares de outros oferecidos pelos cerca de 1 000 sellers da Netshoes.

Os sellers incorporados com a compra da Netshoes reforçam a plataforma de marketplace do Magazine Luiza. Criado no final de 2016, o marketplace já representa 24% das vendas digitais da companhia. No trimestre, o faturamento da plataforma atingiu 583 milhões de reais — um crescimento de quase 290% em relação ao mesmo período de 2018. Em pouco mais de dois anos, o marketplace do Magalu atraiu 8 100 sellers, que juntos oferecem 7,5 milhões de itens, de 36 categorias diferentes. Desse total de parceiros digitais, cerca de 3 100 foram incorporados apenas entre abril e junho deste ano. Nos seis primeiros meses de 2019, o marketplace Magalu registrou 1 bilhão de reais em faturamento.

O crescimento acelerado da base de sellers, do sortimento e das vendas do marketplace fortalece a estrutura da companhia para desenvolver e escalar o chamado Magalu as a Service. Cerca de 60% dos lojistas parceiros já aderiram ao Magalu Entregas e mais de 130 deles usam os serviços de coleta e entrega de produtos ao cliente final por meio da Malha Luiza.

"São indicadores como esses que levam uma companhia a crescer em ritmo chinês", diz Frederico Trajano, CEO do Magazine Luiza. "Como uma rede de lojas físicas, o Magalu levou 42 anos para atingir o primeiro bilhão de reais de faturamento. O e-commerce precisou de uma década para atingir esse mesmo nível de vendas. E foram necessários apenas dois anos para que nosso marketplace se tornasse uma operação de 1 bilhão de reais."

A estratégia de expansão acelerada vem sendo acompanhada por maiores investimentos na qualidade e na velocidade dos serviços prestados aos clientes. A entrega expressa — realizada em até 48 horas — responde atualmente por 40% dos pedidos e atinge 290 cidades. E as entregas feitas em até um dia já estão implantadas em cidades da Grande São Paulo, Belo Horizonte e Campinas. Esses avanços foram possíveis graças à contribuição da Logbee, startup de tecnologia logística comprada pelo Magazine Luiza em 2018 e que hoje atua em mais de 100 cidades brasileiras.

A multicanalidade, marca do Magazine Luiza, também contribui de forma crucial para o aumento da velocidade de entrega e do nível de serviço prestado ao cliente. O sistema de Retira Loja, no qual compras digitais podem ser retiradas em todas as quase 1 000 unidades físicas do Magalu localizadas em 16 estados, equivale atualmente a 35% das entregas. Desde 2018, as lojas físicas estão sendo transformadas em centros remotos de distribuição. Nos próximos meses, esse modelo de integração total entre o e-commerce e as lojas físicas passará a fazer parte da operação da Netshoes, com ganhos operacionais e de qualidade de serviço.

Entre abril e junho, as vendas das lojas físicas aumentaram 9%. Um dos destaques do período foi a campanha Smartphoniza Brasil, que incentivou o cliente a trocar seu celular usado por um aparelho novo e com mais funcionalidades.

No período, a Luizacred, financeira do Magalu, registrou sua maior taxa de crescimento da receita em cinco anos: 51,4%. A carteira atingiu 9,5 bilhões de reais no final de junho, um aumento de 44% em relação ao mesmo período do ano passado. A base do Cartão Luiza cresceu 24%. Agora, são 4,6 milhões de cartões em operação, utilizados tanto nas lojas do Magazine Luiza quanto em outros pontos de venda.

Resultados Financeiros

Entre abril e junho, as vendas totais do Magalu atingiram 5,7 bilhões de reais – 24,4% acima do registrado no mesmo período de 2018, quando a promoção Sai Zica, que estimulava o consumidor a trocar a TV para a Copa do Mundo, resultou na venda recorde de 1 milhão de aparelhos e em um aumento de 43% no faturamento da companhia.

O lucro líquido foi de 387 milhões de reais, 175% superior ao registrado no mesmo período do ano passado (se desconsiderados os efeitos não recorrentes, o lucro líquido do trimestre é de 108 milhões de reais, com margem de 2,6%). O Ebitda proforma (lucro antes de impostos, juros, depreciações e amortizações) atingiu 304 milhões de reais, com margem de 7,2%. Nos últimos 12 meses, a posição de caixa líquido do Magalu passou de 1,3 bilhão de reais para 0,8 bilhão de reais — consequência direta da aquisição da Netshoes. A empresa encerrou o segundo trimestre com uma posição total de caixa de 2 bilhões de reais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.