RNP leva internet em alta velocidade para o Instituto Federal do Acre

0

Diretores, professores, funcionários e estudantes do Instituto Federal do Acre (IFAC) estão exultantes com a chegada da internet rápida; um avanço enorme na área de Educação no Acre, já que a Região Norte ainda é absolutamente carente em oportunidades de recursos tecnológicos e infraestrutura da Tecnologia da Informação (TI). Os serviços de internet em alta velocidade já são possíveis graças à parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Neste último mês de outubro, o campus Sena Madureira, o único que ainda não era atendido pela RNP, teve seu link interligado à rede. "Para o IFAC não existem palavras para explanar o quão somos gratos por essa parceria com a RNP. Além de interligar nossos campi, essas ações mudam vidas regionais. Hoje a população mais carente da região procura o IFAC para ter acesso à internet", realça Djameson Oliveira da Silva, diretor de TI da instituição.
 
Os campi Rio Branco, Avançado Baixada do Sol e a Reitoria do IFAC são atendidos com velocidades de 1 Gb/s. Já os campi Sena Madureira, Xapuri, Tarauacá são atendidos pela RNP por meio da Provedora OI, com link de 100 Mb/s. Um outro campus, o Cruzeiro do Sul, é atendido atualmente pela OI, com velocidade de 20 Mb/s, mas a RNP já está providenciando licitação para um upgrade de velocidade.
 
" A conclusão da interligação dos campi do Instituto Federal do Acre à rede de atendimento da RNP possibilitou significativo salto qualitativo das ações institucionais do IFAC, através dos serviços acadêmicos e dos sistemas corporativos, elevando os índices institucionais, e que se traduz através do ranking que destaca o Ifac como 14ª instituição mais eficiente dentre os 184 órgãos e entidades federais existentes no país, no 1º Raio-X da Administração Pública Federal Direta, Autárquica e Fundacional do Ministério da Economia, bem como 10ª instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica com melhor índice de gestão e governança do país, e a 3ª da região Norte no Levantamento de Governança e Gestão Públicas pelo Tribunal de Contas da União. Não há como não descamamos a importância desta parceria entre o IFAC e a RNP para o desenvolvimento da educação profissional, científica e tecnológica de qualidade, voltadas à formação cidadã no estado do Acre", comentou Rosana Santos, reitora do IFAC.

A chegada da internet rápida ao IFAC e o acesso permitido a todos nos campi está sendo mesmo comemorado por todos no Acre. A cidade de Xapuri, por exemplo, tem cerca de 18 mil habitantes, mas somente no campus do IFAC, funcionários, alunos e os próprios moradores conseguem acesso à internet em alta velocidade.

"Esta chegada da internet em alta velocidade é um orgulho para a nossa instituição. Promovemos aqui Educação de uma forma distante dos grandes centros e a internet aproxima, cria acessibilidade e novas possibilidades a todos. Os professores e alunos agora também podem trabalhar em projetos pela rede e buscar informações na 'Biblioteca Virtual'.  Está sendo uma grande revolução no campus", declarou Bezerra Lima, Diretor do Campus Xapuri.

"Antes da parceria com a RNP, o IFAC realizou, por diversas vezes, licitações para contratação de enlaces de dados de internet, a fim de atender a Sede Administrativa e os campi na capital e no interior. No entanto, essas licitações de fibra óptica apresentaram problemas em alguns campi e a instituição teve que buscar outras alternativas mais caras como, por exemplo, links via satélite – ao custo de até R$ 18 mil por um link de 2 Mbps", informou Silva.
 
O IFAC iniciou suas atividades com quatro campi: Rio Branco, Sena Madureira, Cruzeiro do Sul e Xapuri, no final de julho de 2010, oferecendo apenas cursos técnicos nas modalidades presenciais subsequente (ou pós-médio) e Proeja (Educação de Jovens e Adultos, integrado ao Ensino Médio); além de cursos superiores em Licenciatura e Tecnológicos.
 
Hoje a instituição tem mais de seis mil alunos em cursos técnicos nas modalidades: Integrado ao Médio, Integrado Proeja e Subsequente (presencial e a distância). Tem mais de 1.500 alunos em cursos superiores de Licenciatura, Tecnológico e Bacharelado; e 120 alunos de Pós-Graduação. Além disso, até 2015, certificou cerca de 15 mil pessoas em cursos de formação inicial e continuada, de programas nacionais como o "Mulheres Mil" e o "Pronatec".
 
Dos quatro campi iniciais, hoje o IFAC possui 6 unidades presenciais, distribuídas por todas as regionais do Estado; e 15 polos que oferecem cursos a distância.
 
Por meio de programas especiais, o Instituto alcançou, com Unidades Remotas, os 22 municípios do Acre, inclusive comunidades distantes dos centros urbanos, como reservas extrativistas e aldeias. Essas Unidades Remotas também ofertam cursos de formação inicial e continuada. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.