Vendas de tablets no país crescem 18,1% e ultrapassam 2 milhões no terceiro trimestre

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As vendas de tablets no Brasil totalizaram 2,3 milhões de unidades no terceiro trimestre deste ano, o que representa um crescimento de 18,1% se comparado ao mesmo período do ano passado, segundo dados da IDC Brasil. De acordo com a consultoria, foram vendidos mais de 590 mil tablets em julho, mais de 755 mil em agosto e mais de 963 mil em setembro.

Ainda segundo o estudo, 95% dos tablets comercializados no terceiro trimestre tinham sistema operacional Android, 88% dos aparelhos possuíam tela de até 8 polegadas e 78% custavam até R$ 500, sendo 51% abaixo dos R$ 300.

"Apesar do baixo desempenho da economia e das eleições presidenciais, as vendas retomaram fôlego no 3º trimestre", afirmou Pedro Hagge, analista de mercado da IDC Brasil. "Este ano, notamos uma demanda muito grande por parte de fabricantes e varejistas, que fez com que o desempenho deste trimestre quase batesse o recorde registrado no 4º trimestre de 2013", acrescentou.

Para todo o ano de 2014, a IDC Brasil prevê 17% de crescimento do mercado, com mais de 10 milhões de tablets comercializados. Já em 2015, a consultoria prevê alta de 10%. "A expectativa para o ano que vem pode ser impactada por projetos de educação que serão implementados pelo governo federal", ressaltou o analista.

Híbridos

Embora a venda de notebooks com telas destacáveis não atingiu 10 mil unidades no terceiro trimestre, a IDC Brasil espera um forte crescimento para os próximos anos, principalmente por conta da maior oferta de produtos de entrada.

"Ainda é um mercado novo no país, o usuário está se acostumando com a ideia de ter duas opções de produto em um mesmo formato, mas os vários lançamentos a preços populares tendem a impulsionar ao mercado", declarou Hagge. Para 2015, a estimativa da consultoria é que a venda de notebooks com tela destacável aumente 500%.

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