Estudo aponta que e-commerce crescerá 17% ao ano no Brasil até 2021

0

De acordo com estudo da empresa logística DHL, o e-commerce deve crescer, anualmente, 22% até 2021, em toda a América Latina. No Brasil, o índice é similar, com uma expectativa de crescimento de 17% ano a ano, ficando atrás apenas do México, com 25%. Os dados da pesquisa apontam, segundo a DHL, que a América Latina deve ser a próxima para aderir a fase de revolução do e-commerce.

Isso porque os mercados maiores, como Brasil e México, são a porta de entrada para muitos players de e-commerce. Além disso, a região conta com mercados de médio porte, como Colômbia, Argentina, Chile e Peru, e menores, localizados na América Central e no Caribe, que oferecem um potencial significativo para o crescimento do comércio eletrônico cross-border, entre países, com capacidade para estocar produtos e atender à várias localidades de forma rápida e com baixo custo.

Segundo a pesquisa, o setor continua relativamente em desenvolvimento na região, por isso ainda há espaços para os varejistas estabelecerem uma base e para os operadores de logística os apoiarem, construindo cadeias de suprimentos para um e-commerce eficiente. Os grandes players costumam abrir caminho, facilitando a transação on-line para consumidores e vendedores, permitindo que as tecnologias vinculem vários aspectos da venda digital, enquanto as mídias sociais se tornam cada vez mais importantes para influenciar as decisões de compra.

A logística, entretanto, ainda é um dos principais desafios para um crescimento mais dinâmico na América Latina. De acordo com a pesquisa, dentre os principais problemas estão: os entraves e a lentidão do desembaraço aduaneiro, congestionamentos e infraestrutura abaixo do ideal para entrega na residência, além da complexidade dos processos de logística reversa para devoluções.

O último item listado é apontado como um dos maiores obstáculos para o desenvolvimento do segmento, devido aos altos índices de trocas e a falta de lucro e rentabilidade quando isso acontece. Nos Estados Unidos, algumas categorias, como moda, possuem taxas que chegam a 50% nas lojas online, enquanto as unidades físicas respondem por 9%. Já no Brasil, as devoluções respondem por 25% das compras totais, sendo o volume mais alto da região.

Para contornar estes problemas, a pesquisa apresenta cinco elementos-chave que compõem um centro de distribuição regional eficaz: zona de livre comércio, infraestrutura eficiente de portos e aeroportos, regulamentação comercial e aduaneira favorável aos negócios (como os retornos cross-border), conhecimento específico de logística de e-commerce e a cooperação entre indústrias – com comerciantes, fornecedores de tecnologia e logística trabalhando em sincronia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.