Hospital Bartira implementa novo data center para suportar sistema de gestão

0

A necessidade de adotar um novo sistema de gestão hospitalar levou o Hospital e Maternidade Bartira, localizado em Santo André (SP), a investir na modernização de todo o ambiente de TI, com implementação de um novo data center. A ideia de reformular todo o parque de TI do hospital nasceu depois da constatação de que o ambiente antigo não suportaria o novo ERP hospitalar, com a disponibilidade e a performance necessárias.

"Trata-se de um sistema de missão crítica, que precisa ser acessado pelos médicos 24 horas por dia, sete dias por semana, sem interrupção. Por conta disso, um ponto fundamental era ter uma infraestrutura estável", conta Eduardo da Costa e Silva, gerente de TI do Hospital e Maternidade Bartira.

O executivo relata que, após identificar a necessidade de adequar o ambiente de TI para suportar o novo sistema, buscou parceiros que tivessem condições de implementar o projeto com a rapidez e a qualidade ideais. Em conjunto com a Dell, desenhou todo o projeto, que abrangeu desde a consolidação e modernização do data center até a troca dos desktops utilizados no hospital.

O projeto, implementado em três meses, incluiu a construção de uma nova área para o data center, com piso elevado, refrigeração e toda a infraestrutura específica para suportar o novo ambiente. "Começamos uma nova estrutura do zero, incluindo o cabeamento, 400 pontos de rede e switches", conta o gerente de TI. Além disso, ele destaca que o hospital optou por migrar os servidores físicos para equipamentos virtualizados.

A nova estrutura contempla cinco servidores Dell PowerEdge R620: três deles voltados para a operação do hospital – que inclui o sistema de gestão, file server, active directory, ferramenta de monitoramento, firewall, autenticação de rede e sistemas legados –, um dedicado ao banco de dados Oracle e um específico para o backup do ambiente virtual. A Dell também forneceu o storage EqualLogic 4100, que oferece uma capacidade de armazenamento de 7,3 TB ao hospital. O projeto inclui ainda switches core Dell PowerConnect 6224 e switches de borda Dell PowerConnect 5224 e 5248.

De acordo com Silva, apesar do data center estar preparado para suportar a demanda de processamento dos próximos dois anos, o hospital já estuda a ampliação do storage em 2015, para atender à crescente necessidade de armazenamento gerada pelo sistema de prontuário eletrônico.

"Pretendemos também expandir a infraestrutura de virtualização e agregar novas funcionalidades, como uso de VoIP (Voz sobre IP), expandir o prontuário eletrônico para áreas que hoje não são atendidas e utilizar novos módulos do sistema de gestão", explica. Ainda segundo ele, com esse novo ambiente, o Hospital Bartira está preparado para suportar novas demandas que forem surgindo com o crescimento da operação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.