Coopavel duplica data center e registra economia de 50% em espaço físico

0

Em um projeto dedicado a preparar a infraestrutura de TI para o crescimento da companhia nos próximos cinco anos, a Coopavel, cooperativa de agricultores fundada em 1970, duplicou o data center e atualizou todo o ambiente de backup, ativos de rede, servidores e storage.

Sediada em Cascavel, cidade localizada no Oeste do Paraná a 470 km de Curitiba, a Coopavel está entre as 20 maiores companhias do agronegócio brasileiro, com 26 filiais comerciais e 10 fábricas em 17 municípios, mais de 4,6 mil associados e 5,2 mil colaboradores.

O projeto de revisão da infraestrutura de TI foi iniciado no final de 2014, tendo a Sercompe, revenda que atua principalmente no sul do país, como provedora dos serviços de atualização da infraestrutura de TI, revisão dos equipamentos de armazenamento de dados para aumentar a capacidade e eliminação das possibilidades de falhas no sistema.

Com soluções da Hewlett Packard Enterprise (HPE), o projeto contou com a substituição de todo o sistema de backup, ativos de rede, servidores e storage.

Estabilidade

O ambiente foi duplicado em dois data centers independentes e separados fisicamente, que dividem a carga da operação. As aplicações foram distribuídas de modo que nenhum ambiente ficasse ocioso. Prevendo alta disponibilidade em caso de falha de um dos data centers, as aplicações foram programadas para migram para o outro ambiente, sem que os usuários percebam a movimentação.

Também foi adotado ainda o software de virtualização Hyper-V, da Microsoft. Esta foi a primeira implementação da plataforma com a funcionalidade Peer Persistence da solução HPE 3PAR StoreServ, que assegura que os dados permaneçam íntegros e idênticos nas duas unidades de armazenamento.

"Desde o início da operação com as novas soluções, passamos por apenas uma queda no sistema, mas a recuperação foi tão rápida que praticamente não percebemos a falha e não tivemos perda de informação", constata Rogério Aver, gerente de TI da Coopavel. "Além disso, o desempenho dos discos SSD trouxe mais agilidade nas operações do dia a dia", avalia Rogério.

A Coopavel já vê melhorias atribuídas às soluções adotadas, como economia de 50% do espaço físico destinado ao armazenamento no data center, redução no custo de energia elétrica, estabilidade das aplicações e diminuição do tempo de backup de 15 para 5 horas, o que vem resultando no aumento da satisfação dos cooperados.

O projeto levou 11 meses para ser concluído, entre desenho da arquitetura, testes e implementação da solução.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.