Força Aérea implanta sistema para gerenciar alimentação da tropa

0

Gerenciar o processo de produção dos alimentos, controle de estoque, planejamento das compras são algumas das características do sistema desenvolvido pela Dextra Sistemas para a Força Aérea Brasileira utilizar em 54 refeitórios da instituição no país.

Com o novo programa em funcionamento, o Comando da Aeronáutica espera economizar no mínimo R$ 10 milhões/ano com distribuição de 120 mil refeições por dia.

A informatização do setor de Subsistência, como é conhecida, faz parte do Plano de Modernização dos Refeitórios da Força Aérea Brasileira para atender os padrões da Organização Pan-americana da Saúde.

Com a reforma, será possível saber quantos militares utilizam o refeitório por dia, além de planejar compras de produtos, conhecer o prazo de validade dos alimentos no estoque e organizar todo o sistema de alimentação com o objetivo de manter a segurança alimentar e controlar o desperdício. Outra meta importante do projeto é oferecer alimentação de qualidade com cardápios padronizados de acordo com as necessidades nutricionais diárias dos militares.

?A alimentação influencia diretamente na motivação da tropa?, garante o assessor de informática da Subdiretoria de Abastecimento da Aeronáutica, tenente Robson Teles Peixoto, coordenador do projeto.

Para ele, o sistema serve de modelo para qualquer organização pública que tenha interesse em modernizar os refeitórios e reduzir custos. ?O refeitório também precisa se atualizar, assim como as outras áreas de uma instituição?, disse.

Software livre

O projeto que levou apenas quatro meses para ser desenvolvido foi feito com a utilização de software livre. Segundo Luis Dosso, diretor da Dextra Sistemas, este prazo reduzido foi conseguido pela utilização da metodologia de desenvolvimento da empresa e de uma plataforma tecnológica padronizada (Linux, PostgreSQL, Java, Struts e JBoss).

O sistema está em fase de experiência no refeitório do Hospital da Aeronáutica, localizado em São Paulo, e até o final do ano começará a ser implantado nas outras bases

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.