O Google venceu a disputa com a Microsoft para a compra da empresa de publicidade on-line DoubleClick. A empresa vai pagar US$ 3,1 bilhões em dinheiro, um ágio de quase 40% sobre o preço mínimo de US$ 2 bilhões. O valor confirma as apostas dos analistas de mercado que previam que a competição entre as duas empresas aumentaria ainda mais o preço de venda final da companhia.
A rede de anunciantes e publishers da web da DoubleClick, assim como sua tecnologia para aplicar anúncios e gerenciar campanhas virtuais, deverão impulsionar o negócio de publicidade do Google, especificamente para displays e rich media, que não são suas especialidades.
O Google gera a maior parte de sua receita do sistema de busca e anúncios pay-per-click, que são anúncios de texto com links para web sites dos anunciantes, mas acabou ficando atrás do Yahoo! e de outras companhias em banners e anúncios gráficos ou de vídeo.
Os atuais controladores da DoubleClick são os fundos de private equity Hellman & Friedman e JMI Equity, além dos próprios diretores.
"Tem sido nossa visão tornar a publicidade na internet melhor – menos intrusiva, mais efetiva e mais útil. Com a DoubleClick, a Google vai fazer a internet mais eficiente para os usuários finais, anunciantes e publishers", disse Sergey Brin, co-fundador e presidente da Google, em um comunicado.