Serviços de TI despencam 7,5% em fevereiro. Telecomunicações perdem 3,9%

0

O volume de serviços de informação e comunicação registrou variação negativa de 5,3% em fevereiro, na comparação com igual mês do ano anterior, com variações negativas também de 2,1% em janeiro e 0,4% em dezembro. A variação acumulada no ano ficou em -3,7% e, em 12 meses, ficou em -0,8%, de acordo com a pesquisa do IBGE, divulgada nesta quarta-feira, 13.

A queda, impactada pela crise econômica, foi puxada pela quantidade de serviços de tecnologia da informação e comunicação (TIC), que ficou menor em 4,7%, com destaque para serviços de tecnologia da informação, que recuaram 7,5% e de telecomunicações, com volume 3,9% menor no mês. Os serviços audiovisuais, de edição e agências de notícias, apresentaram queda de 10,4% no volume de serviços, frente à igual mês do ano anterior.

Segundo a pesquisa, os serviços de telecomunicações já recuaram 3,9% no ano e 1,3% em 12 meses. Os serviços de TI perderem 4,2% de volume no ano e 3,1% em 12 meses. Já os serviços audiovisuais, de edição e agências de notícias despencaram 4,5% no ano e 3,9% em 12 meses.

A receita nominal dos serviços de comunicação e informação, em fevereiro, ficou 2% menor. Os serviços audiovisuais, de edição e agência de notícias tiveram receita 6,6% menor e os de TI perderam 4,6%. A receita dos serviços de telecomunicações recuou 0,4% no mês.

A queda dos serviços de informação e comunicação foi a que mais contribuiu (2,2 pontos percentuais) para a redução do volume de serviços em geral em fevereiro, que teve queda de 4%, na comparação com igual mês do ano anterior. A receita nominal, entretanto, registrou crescimento de 1,9%, em fevereiro, em relação a fevereiro de 2015, após queda de 0,1% em janeiro e crescimento de 0,3% em dezembro. A taxa acumulada da receita nominal no ano ficou em 0,9% e, em 12 meses, ficou em 1,2%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.