Fabricante de caminhões e ônibus MAN usa recursos do Dynamics 365 para entregar informações a equipes comerciais

0

A MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus VW e cavalos mecânicos MAN, trouxe inteligência para o seu modelo de vendas no Brasil com o uso do Dynamics 365. A fabricante de veículos comerciais usou a suíte de aplicações de negócio da Microsoft na nuvem para integrar sua fábrica com as áreas de vendas, marketing e pós-vendas. A primeira fase do projeto visa aproximar sua rede de 150 concessionárias espalhadas no país dos processos internos da montadora com maior mobilidade.

O sistema Plataforma One foi desenvolvido em parceria com a Atos, utilizando o Dynamics 365, plataforma de gestão de relacionamento com o cliente. Ele permite que consultores de vendas gerem pedidos ou tratem de questões específicas de pós-vendas no momento da visita do cliente. A MAN Latin America trabalha com uma rede consultores nos quatro cantos do país.

A integração dos processos por meio de diferentes dispositivos móveis possibilita uma comunicação rápida com os sistemas da fábrica e o acesso a dados de gestão do cliente, que podem ser decisivos para consumar a venda.

A partir de uma plataforma para smartphone e tablet, as revendas e consultores de vendas agora têm a possibilidade de dar inputs para a fábrica em tempo real, que entram na produção e criam um fluxo de informações que entrega agilidade às operações de vendas. A MAN tem acesso a todos os dados e faz uso da plataforma gerenciando os processos.

Esta primeira fase do projeto trouxe mais agilidade ao processo de vendas diretas e também as realizadas pelos distribuidores. Por exemplo, a emissão de um pedido de proposta para compra de veículos antes poderia levar mais de um dia e, com o Dynamics 365, a entrega é quase que imediata.

A equipe comercial passou a ter a possibilidade de fazer uma negociação especial baseada no acesso a informações estratégicas que são fruto de uma visão 360 do cliente. Na prática, o time de vendas ganha recursos para compor ofertas em melhores condições para o cliente, inclusive trazendo agilidade para a aprovação de propostas com desconto. Para o vice-presidente de vendas, marketing e pós-vendas da MAN Latin America, José Ricardo Alouche, a parceria traz um diferencial para a empresa.

"A Plataforma One é uma inovação por permitir que nossa equipe de vendas passe a se comunicar com a fábrica de qualquer lugar. A solução da Microsoft foi fundamental para viabilizar esse novo processo que simplifica a operação e torna-a mais dinâmica", afirma Alouche.

A utilização do Dynamics 365 e de funcionalidades embutidas na plataforma, desenvolvidas sob medida para necessidades específicas do setor, permite que a MAN Latin America ganhe competitividade e qualidade no atendimento. A partir de análises de dados complexas, a empresa passou a ter um entendimento do cliente sob uma perspectiva 360º.

O próximo passo do projeto é explorar o uso de inteligência artificial para analisar as informações hoje disponibilizadas para a força de vendas da MAN, podendo gerar visões que beneficiem diretamente as estratégias de negócio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.