Assembléia Legislativa de São Paulo implanta certificação digital

0

Dando início à substituição do papel nos processos internos, tanto na área parlamentar como na administrativa, a Assembléia Legislativa de São Paulo começa a implantar, a partir de 20 de maio, um novo sistema de documentação, baseado em certificação digital, com objetivo de garantir economia de recursos e de tempo.

O novo sistema será fornecido pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e será utilizado pelos 94 deputados da casa, por chefes de gabinete e por diretores da área administrativa. Serão fornecidos 140 kits compostos de smartcard, leitor de smartcard e certificado digital do tipo e-CPF, no padrão ICP Brasil.

Com o novo sistema, um documento em papel que era assinado por um deputado a cada vez, poderá agora ser assinado por todos ao mesmo tempo, via computador. Para garantir a segurança, a certificação digital exige que as partes envolvidas apresentem mutuamente suas credenciais, comprovando suas identidades: isso evita fraudes e garante a confidencialidade das informações trocadas.

O software de workflow de assinatura digital da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo será associado aos sistemas de tecnologia de informação já usados pela Assembléia Legislativa. Isso será feito pelo Departamento de Informática e Desenvolvimento Organizacional da própria Assembléia Legislativa.

?A transição dos documentos em papel para os virtuais será progressiva, até os deputados se habituarem ao novo sistema. No começo, os dois sistemas vão conviver?, conta Fátima Porcaro, diretora do Departamento de Informática.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.