Adoção da tecnologia 5G será tema de audiência conjunta na quarta

0

As comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados discutem nesta quarta-feira,15, a adoção da tecnologia 5G.

"A tecnologia de comunicação móvel 5G pode se tornar uma realidade em muitos países já neste ano, e está prevista para começar a ser implantada no Brasil em 2020", afirma o deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA), que propôs a realização da audiência.

O parlamentar acredita que essa inovação tem potencial para produzir uma nova revolução tecnológica. "Os dispositivos conectados por meio do 5G oferecerão maior velocidade de conexão, maior volume de dados e maior confiabilidade – o que permitirá o desenvolvimento da chamada 'Internet das Coisas'".

A Internet das Coisas tem como objetivo conectar os itens usados do dia a dia à rede mundial de computadores. Mendonça Júnior explica que isso "possibilitará desde o estabelecimento de sistemas de reconhecimento facial instantâneos, com claros impactos em termos de segurança pública, a carros autônomos, que operam de forma automática, sem motoristas, passando por medicina a distância".

Por outro lado, a adoção da tecnologia 5G suscita debates sobre a segurança das redes e a privacidade dos cidadãos em um ambiente altamente conectado e vigiado.

Debatedores

Foram convidados para discutir o assunto com os parlamentares, entre outros, o vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), Alberto Paradisi; o diretor de Relações Governamentais da Qualcomm na América Latina, Francisco Soares; e representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil).

Participação popular

O debate será realizado no plenário 13, a partir das 10 horas, e será interativo. Quem quiser poderá enviar perguntas, críticas e sugestões aos convidados por meio deste link.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.