Colégio Bom Jesus apoia jornada digital em plataforma edge computing

0

Dono de um capital com 56 mil alunos, o centenário Grupo Educacional Bom Jesus se orgulha ao apresentar a infraestrutura de TI construída ao longo dos últimos nove anos para suportar as duas mantenedoras da instituição: o Colégio Bom Jesus, com 36 unidades instaladas do Distrito Federal ao Rio Grande do Sul e a FAE Business School (Instituição de ensino superior com duas unidades na grande Curitiba-PR e uma em Blumenau-SC) de um lado; e de outro a Universidade São Francisco, com forte atuação no interior de São Paulo.

As duas instituições foram integradas administrativamente e, consequentemente, tiveram a TI unificada em 2002, quando, segundo Kleber Cacossi, coordenador de TI – Operações e Segurança Organizacional do Grupo, o Grupo deu início à jornada de digitalização de processos e da operação pedagógica.

Em entrevista exclusiva à nossa reportagem, em Anaheim – Los Angeles, durante o evento .Next, encerrado nesta quinta-feira, 9, o executivo contou que a primeira fase da reestruturação da TI contou com a terceirização da infraestrutura para o data center da Impsat (hoje Century Link), mas o avanço dos investimentos para acompanhar a estratégia de alcançar eficiência operacional e oferecer uma experiência diferencia aos alunos, que vão do ensino infantil à pós-graduação, ocorreram mesmo após a decisão da instituição de fazer o insource da TI, com a construção de dois data centers em Curitiba, interligados por fibra óptica e com todos os recursos de comunicação disponíveis para atualização das informações em tempo real. "Criamos um ambiente de comunicação e colaboração padronizado", diz Cacossi.

Após concluir o que chama de reorganização da TI, Cacossi conta que a direção se sentiu confortável para direcionar os esforços à digitalização da área pedagógica. "Temos muita aplicação de TI no conteúdo pedagógico – desenvolvemos um material próprio em 3D com mais de 5 mil objetos. Além disso, videoaula, ebook interativo, material em realidade virtual, as salas de aula conectadas e duas novas unidades do Colégio Bom Jesus que são 100% WiFi, inclusive na área administrativa", relata o gestor, dizendo que os alunos utilizam Chromebook e o sistema Google for Education para acessar o conteúdo digital, também desenvolvido pela equipe de TI.

"Tudo exerce forte influência sobre o ambiente de TI. Saímos de um ambiente controlado, com ERP, CRM e outros sistemas administrativos, para um universo totalmente dinâmico. Com uma escala que exige elasticidade, porque ao mesmo tempo em que alunos e professores estão explorando o conteúdo pedagógico, a área administrativa pode estar fechando a folha de pagamento de funcionários, por exemplo, e secretaria fazendo matrícula de novos alunos. "Digo à equipe que tudo tem que funcionar como uma plataforma de TV, com o usuário mudando de canal de forma transparente", pontua Cacossi.

Para suportar esta premissa, o Grupo educacional contratou a plataforma da Nutanix. A plataforma de armazenamento utilizada até aquele momento se mostrou incompatível com a nova fase do Grupo, que além de oferecer um ambiente virtual de aprendizado para todas as disciplinas – com compartilhamento de conteúdo, vídeo aula, etc. – passou entregar 20% da carga horária em ensino a distância (EAD).

"Também abrimos uma nova oferta de educação a distância. Precisávamos de uma infraestrutura que nos desse segurança para abrir esta nova frente de negócio onde 100% do aprendizado é no ambiente virtual", declara, ao justificar os critérios de escalabilidade e, principalmente, elasticidade exigidos no projeto que deu origem ao contrato com a Nutanix.

O novo ambiente também precisava responder com facilidade ao espelhamento de dados no 2º data center inaugurado Curitiba e permitir o transbordo do processamento para nuvens públicas em momentos de pico. "Concluímos que a melhor tecnologia para nos atender seria o edge computing", diz Cacossi.

Fases

Organizado em três fazes, o projeto de implementação da plataforma Nutanix foi iniciado em janeiro de 2018, com a atualização da infraestrutura de armazenamento de dados substituída pelo apliance Nutanix 3000 e todos os seus recursos de software.

A segunda fase consiste na instalação de um cluster Nutanix em cada um dos data centers. "Compramos o 2º bloco em cada data center e fizemos a reestruturação das redes, ou seja, adaptamos o data center para que ele esteja alinhado com esta fase de multicloud", explica Cacossi.

A 3ª fase contempla a integração com as clouds públicas, para atender aos novos desenvolvimentos e implementações administrativos e pedagógicos. O CRM Educacional já está em operação e recebeu grande aprovação de usuários, pais e alunos, segundo Cacossi. Agora a equipe de TI desenvolve um ERP para as áreas administrativa e educacional. "Sabemos que ERP é commodity, mas queremos integrar os dados a um ambiente de analytics e big data. Queremos que o ERP acadêmico nos permita, por exemplo, combater a evasão de aluno e também trabalhar a estratégia de aprendizagem mais personalizada, identificando que um aluno não está caminhando bem e no tempo adequado montar uma trilha para ele superar a dificuldade", diz Cacossi.

Como resultado da nova infraestrutura, ele acrescenta a economia de 40% no consumo de energia e a capacidade que a equipe de TI conquistou para desenvolver inovação contanto com a infraestrutura automatizada. "Seguimos o conceito lean TI – operação enxuta, sem falha e puxada pelo cliente interno", declara Cacossi, ao completar que a elasticidade da plataforma Nutanix permitiu também atendeu à demanda dos alunos de ensino superior que incute o conceito BYOD (bring your own device).

Totalmente conectado, o aluno pode usar laptops e smartphones para acessar conteúdos da sala virtual e da internet. "O primeiro desafio foi adequar a infraestrutura para densidade de alunos, o conteúdo, o tráfego de dados, e a segurança. O aluno do ensino superior leva a sala de aula com ele, o que gera uma demanda 24×7 da TI", finaliza Cacossi, citando uma outra facilidade conquistada pela nova infraestrutura da TI. "Conseguimos manter o ambiente atualizado sem longos períodos de parada".

A jornalista viajou a Anaheim – Los Angeles a convite da Nutanix

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.