Seguradora deve usar recursos de TI para se aproximar de clientes

0

Apesar de o mercado de seguro privado no Brasil já representar cerca de 5% do PIB (Produto Interno Bruto), a penetração do setor ainda é baixa. Apenas 7% da população possui seguro dentário, por exemplo, enquanto 10% possui seguro residencial. Os dados foram revelados por Marco Antonio Rossi, diretor-presidente da Bradesco Seguros, durante painel realizado nesta quinta-feira, 13, no Ciab Febraban 2013.  Ele observou que as pequenas e médias empresas ainda enfrentam desafios frente às grandes corporações na oferta de proteção aos funcionários. "Por isso, o desafio da tecnologia é trazer oportunidades no mundo dos seguros, oferecendo facilidade, viabilizando o crescimento das empresas e das pessoas e usando o seguro como instrumento fundamental para suporte a proteção", declarou o executivo.

Para melhorar o atendimento aos clientes e expandir sua atuação, inclusive atingindo pessoas de baixa renda, a Bradesco Seguros utiliza os recursos de TI para identificar o que o potencial segurado precisa, capturar informações transformando dados e desenvolver uma estratégia lógica para a oferta de produtos. "Cabe à empresa saber utilizar a TI como instrumento, atendendo também às normas regulatórias, e se comunicar com os clientes", reitera Rossi. Entre os recursos utilizados, as mídias sociais são uma grande ferramenta de comunicação, principalmente para atingir diferentes públicos e desmitificar a imagem do seguro como algo complexo, segundo o executivo.

O presidente para o Brasil da Mapfre Assistência, Vicente Fernandez Tardón, acrescentou que a TI deve, acima de tudo, agregar valor à companhia medindo resultados e criando vínculos com o público de baixa renda, principalmente por meio de serviços personalizados de acordo com o perfil de cada cliente. "Também é preciso aproveitar os diferentes sistemas de emissão e a simplificação de benefícios nas ofertas para diferentes clientes, além da acessibilidade do atendimento", argumentou. Para Tardón, o desafio do setor de seguros acompanha a capacidade do setor financeiro de melhorar os processos de segurança.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.