Aeroporto Internacional de Guarulhos terá controle automatizado de imigração

0

Os passageiros brasileiros do Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU Airport), em Guarulhos, poderão, em breve, usufruir de um novo sistema de controle de imigração, que promete tornar mais ágil o fluxo de pessoas e reduzir os tempos de espera. Em agosto, os Terminais 2 e 3 de Guarulhos, este último inaugurado no dia 11 de maio, receberão a mais recente tecnologia de controle automatizado de fronteiras, que irá permitir aos passageiros controlar o seu próprio processo de imigração e emigração de forma autônoma, sem necessidade de interagir diretamente com a Polícia Federal, desde que possua um passaporte eletrônico brasileiro e seja maior de 18 anos.

Como funciona? Em alternativa ao controle tradicional e manual dos passaportes, o passageiro poderá se dirigir a um dos portões automáticos (e-Gates) instalados pela Vision-Box, através do qual só passará caso seu passaporte seja autêntico, se comprove que o passageiro que o está usando é realmente o seu titular e que essa pessoa pode realmente viajar (por exemplo, se não tem cadastro criminal que proíba a viagem).

Isso é feito com base em tecnologia avançada de verificação da autenticidade dos documentos de identificação, bem como através do reconhecimento biométrico facial do passageiro. Todo o processo é controlado remotamente pela Polícia Federal, que intervirá apenas se alguma anomalia decorrer ao longo do processo de verificação, focando-se apenas em situações de risco.

Funcionando em self service, os e-Gates vb i-match 5 tem como foco proporcionar uma experiência positiva de utilização, apresentando instruções claras, interfaces intuitivas e ajustes automáticos a cada passageiro — por exemplo, à sua altura —, captando a sua imagem facial de acordo com padrões internacionais de qualidade como o da ICAO, por exemplo. O processo não demora mais do que alguns segundos, o que torna todo o tempo de imigração muito mais rápido e menos estressante para o passageiro.

"A melhoria da experiência dos passageiros e dos níveis de segurança são prioridades para a administração do GRU Airport", destaca o diretor de TI do aeroporto, Luiz Ritzmann. "Com o crescimento da demanda registrado na última década no Brasil, cada vez mais a infraestrutura aeroportuária vai necessitar de tecnologia de ponta, bem como de otimizar seus processos, agilizando o fluxo de passageiros nas diferentes áreas (check-in, raios X de segurança, controle de imigração e emigração, aduana e restituição de bagagem). Nesse contexto, é inadiável investir na modernização dos sistemas e equipamentos. É o que estamos fazendo em Guarulhos", explica Ritzmann.

A solução, desenhada pela Vision-Box e customizada para atender aos desafios do maior aeroporto da América Latina, já está instalada em fase de prova de conceito no Terminal 3. Leidivino Natal da Silva, diretor geral da América Latina da Vision-Box, diz que "é um privilégio fazer parte de um projeto com esta dimensão e esta relevância para o Brasil. O GRU Airport se depara com o enorme desafio de acomodar milhões de passageiros brasileiros ao ano. E está respondendo da melhor forma: com mais segurança e mais inovação. E a tecnologia de controle automático de fronteiras virá responder ao nível de exigência, concedendo uma nova dinâmica necessária nesse novo espaço".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.