Coppe coloca em operação novo supercomputador com capacidade de processamento de 226 teraflops

0

A Coppe/UFRJ colocou em operação nesta quarta-feira, 13, o supercomputador Lobo Carneiro, capaz de realizar 226 trilhões de operações matemáticas por segundo, com eficiência energética e operação remota. O reitor da UFRJ, professor Roberto Leher, classificou o início da operação como "um dia luminoso para a universidade", referindo-se à promissora perspectiva que o equipamento traz para a pesquisa científica de ponta, principalmente em um momento de crise econômica e incertezas políticas.

A solenidade de inauguração do supercomputador contou com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia, Comunicações e Inovações (MCTCI), Gilberto Kassab, e também da família do homenageado, o professor Luiz Fernando Lobo Carneiro, e representantes das empresas que formaram o consórcio vencedor da licitação do supercomputador, a Silicon Graphics International (SGI) e a Versatus HPC, além de outras autoridades.

O diretor da Coppe, Edson Watanabe, destacou que modelos demandam uma potência computacional elevada para gerar milhões de situações necessárias à observação dos fenômenos estudados pelos cientistas. "Isso acontece, sobretudo, em áreas que exigem computação intensiva, como as engenharias, física, química, bioquímica, biofísica e outras. O modelo e a teoria independem do computador, mas se eles demandarem esforço computacional, a resposta será muito mais rápida com o Lobo Carneiro", explicou o diretor da Coppe.

Segundo Watanabe, não apenas a potência, mas a eficiência energética do Lobo Carneiro foi determinante na aquisição do equipamento. "O novo supercomputador  tem capacidade três vezes maior que a da máquina anterior com apenas um terço do consumo. Sua capacidade de processamento de 226 teraflops permitirá aos tomadores de decisão agirem no tempo certo e com grande efetividade", ressaltou.

O supercomputador, que já é uma das máquinas mais "verdes" do mercado, foi concebido para ser operado de forma remota, com automação, prescindindo do acompanhamento presencial 24 horas por dia, e monitoramento de dispositivos de segurança e consumo mais eficiente de energia, preservando a vida útil do equipamento ao máximo.

A máquina terá seu uso compartilhado por pesquisadores da Coppe, de outras unidades da UFRJ, centros de pesquisa de instituições e empresas, públicas e privadas, para pesquisas de grande interesse para o país como estudos para a área de energia e petróleo; desenvolvimento de biofármacos e de vacinas no combate ao vírus zika; estudos de gerenciamento de risco para a Defesa Civil; entre outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.