Oracle processa Google por violação de patente

0

A fabricante de software Oracle entrou com processo contra o Google na quinta-feira, 12, por violação de propriedade intelectual. Ela acusa o site de buscas de ter utilizado a tecnologia Java, cuja patente pertence à Sun Microsystems, que foi comprada pela Oracle no ano passado, no desenvolvimento do sistema operacional para dispositivos móveis Android.
Em comunicado, a Oracle declarou que o gigante das buscas "deliberada e repetidamente usou tecnologias Java no desenvolvimento do Android" e agora busca a "recompensa apropriada pela infração". A empresa não divulgou, no entanto, que tipo de indenização espera receber.
No texto da ação, a Oracle diz também que o Google contratou alguns desenvolvedores de Java "em meados dos anos 2000" e isso prova que a ferramenta de buscas conhecia bem o portfólio de patentes que supostamente violou. Em sua argumentação a Oacle afirma, ainda, que o próprio CEO do Google, Eric Schmidt, participou da primeira etapa de desenvolvimento da plataforma Java antes de se tornar CEO da Novell, e, posteriormente da gigante das buscas.
Atualizada às 18h30: Depois de notificado sobre as acusações de violação de patentes, o Google enviou um comunicado ao TechCrunch, um dos blogs de tecnologia mais lidos do mundo, no qual diz estar "profundamente desapontado com a Oracle por ela ter decidido atacar toda a comunidade open source Java, que vai muito além de qualquer corporação".
O gigante das buscas declarou que vai lutar contra a Oracle e "continuar defendendo os padrões abertos, principalmente no desenvolvimento do Android [o seu sistema operacional de código aberto para dispositivos móveis]".
Um dos desenvolvedores da plataforma Java, James Gosling, que deixou a Sun depois da compra pela Oracle, escreveu em seu blog que o litígio não é nenhuma grande surpresa. No post, ele conta que, durante as reuniões para discutir a propriedade intelectual do Java depois da compra da Sun, os acordos de propriedade intelectual assinados entre Sun e Google "chamaram bastante a atenção" dos advogados da gigante do software.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.