Oracle inclui novas patentes que teriam sido violadas nas versões recentes do Android

0

A Oracle incluiu novas reivindicações de patentes, que abrangem as versões mais recentes do Android, à ação judicial ajuizada contra o Google por violação de propriedade intelectual. No processo, que se arrasta há cinco anos, a Oracle busca indenização de aproximadamente US$ 1 bilhão, alegando direitos de copyright de partes da linguagem de programação Java, que foi usada pelo Google para desenvolver o sistema operacional para smartphones.

A queixa suplementar da Oracle foi arquivada no Tribunal Federal Distrital de San Francisco, na Califórnia.

Em junho passado, a Suprema Corte dos Estados Unidos deu decisão favorável à Oracle e rejeitou ouvir a apelação do Google, o que permite à fabricante de software cobrar taxas de licenciamento para o uso de algumas de suas linguagens de programação Java.

O Android é a plataforma de smartphone mais vendida no mundo. A Oracle processou o Google em 2010, alegando que a empresa incorporou inapropriadamente partes do Java no Android.

O Google alega que deveria estar livre para usar Java sem pagar taxas e que uma possível vitória da Oracle "obstruirá a inovação" porque os desenvolvedores de software não estarão livres para atuar nos trabalhos uns dos outros. A Oracle, no entanto, sustenta que a proteção de direitos autorais é chave para desenvolvimento de softwares.

O caso vem sendo acompanhado de perto pelas empresas do Vale do Silício, já a decisão final terá implicações na maneira como as companhias de tecnologia abordam e protegem sua propriedade intelectual. Com informações de agências de notícias internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.