Concessionária de veículos interliga lojas com rede sem fio

0

A Alpini Veículos, concessionária multimarca do interior paulista, localizada em Campinas, queria aumentar a velocidade de transferência de dados entre suas lojas instaladas em diferentes pontos da cidade. Para os computadores das quatro lojas da concessionária se interligarem, a área de TI da empresa trabalhava com um link de rádio de 256 Kbps que já não suportava o tráfego pesado das cerca de 150 máquinas da empresa.

Foi quando conversando com o seu integrador, a K3M, a Alpini Veículos conheceu o rádio wireless multiplexador AirMux-200, sistema de transmissão ponto a ponto de banda larga sem fio, para tráfego de voz e dados, da fabricante israelense RAD, distribuído no país pelo grupo AIB, distribuidor de sistemas de comunicação, de trunking e de soluções e produtos wireless para comunicação de dados, voz e imagens.

O AirMux-200 utiliza a tecnologia OFDM (orthogonal frequency-division multiplexing), técnica de transmissão que fragmenta os dados em múltiplos sinais, que depois são enviados em diferentes faixas. Após a fragmentação, os dados são capturados por uma antena e re-agrupados ao chegarem no alvo, possibilitando o tráfego de informações entre locais sem visada direta (com obstáculos).

Dois rádios foram instalados na Alpini Veículos, um na loja 4, onde fica o CPD, e outro na loja 1 porque as duas não possuem visada direta, são separadas por vários edifícios. As lojas 2 e 3 se comunicam com a loja 1, pois entre elas não há obstáculos. Os rádios foram instalados pela K3M, que teve a consultoria da AI Solutions no projeto. Atualmente a rede da Alpini Veículos utiliza um link com banda livre, de 5,7 GHz, e capacidade de transmissão de 6,5 Mbps, acabando com os problemas de lentidão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.