Vantagem competitiva, inovação com agilidade

0

Agilidade é palavra-chave para a competitividade das empresas de todos os portes. A habilidade de oferecer serviços inovadores para os clientes de forma rápida é uma oportunidade e ao mesmo tempo a principal ameaça nos negócios: se a sua empresa não pode assegurar estar à frente, atendendo e superando as expectativas de seus clientes, potencialmente seus concorrentes poderão tomar o espaço disponível no mercado.

Embora a maioria dos executivos entendam esse fundamento, e até acreditem serem capazes de garantir a agilidade de seus negócios, muitas organizações ainda não são capazes de gerenciar de forma flexível diferentes cargas de trabalho ou desenvolver, testar e lançar rapidamente novas soluções. Estas, na verdade, necessitam de mais recursos para lidar com ameaças competitivas.

Hoje a tecnologia é a grande aliada no gerenciamento de diferentes cargas de trabalho. O desconhecimento das ferramentas disponíveis no mercado e como elas ajudam na gestão pode estar no caminho para garantir maior eficiência à gestão. Se por um lado, as empresas entendem a necessidade competitiva de maior agilidade, ainda falta conhecimento sobre como, exatamente, consegui-la por meio dos investimentos corretos em tecnologia.

A nuvem é um exemplo. É possível explorar a tecnologia a favor da competitividade, utilizando sua facilidade, eficiência, escalabilidade, elasticidade, capacidade de armazenamento, interface entre servidores e análise de informações. Mas muitas empresas locais e globais ainda não sabem mudar as cargas de trabalho do armazenamento local, ou integrá-las de forma mais inteligente na nuvem.

Uma parte do problema pode ser a falta de departamentos de TI estruturados para dar apoio na escolha correta das tecnologias. Mas esse não é um obstáculo sem solução. Por exemplo, os benefícios de agilidade fornecidos pela PaaS (plataforma como serviço) são pouco conhecidos e não estão sendo aproveitados. Com esta tecnologia, a organização utiliza hardware e software hospedados e gerenciados na Nuvem para administrar todas as cargas de trabalho. Esse tipo de solução reduz a complexidade relativa ao software corporativo, o gerenciamento de requisitos de hardware, o que vai diminuir o custo final e aumentar a agilidade.

O Brasil tem uma posição peculiar nessa discussão. O mercado local é mais aberto às inovações e, em geral, mais otimista frente às novidades tecnológicas. 44% das empresas brasileiras já entendem o que é e as vantagens do PaaS e 47% enxergam benefícios estratégicos na economia com os custos da infraestrutura interna de TI. Esta atitude permite que as organizações reajam quase que instantaneamente às condições do mercado e levem seus produtos e serviços para os clientes antes da concorrência.

A nuvem tem a habilidade de fornecer maiores níveis de agilidade e eficiência operacional. A empresa gerencia menos licenças de software, menos hardware, trocando-os por um modelo de subscrição de uso e com isso tem menos custos com ativos e manutenção, tem mais rapidez de integração de toda a equipe. A chave agora é demonstrar a facilidade para integrar este tipo de solução, que é mais simples, segura e ágil, garantindo mais tempo para que os executivos e as equipes dediquem-se a atividades mais estratégicas relativas ao seu negócio.

*Fernando Lemos é vice-presidente de tecnologia da Oracle para a América Latina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.