Nokia testa alertas de evacuação de tsunami por meio de drones conectados à rede privada

0

A cidade de Sendai e a Nokia realizaram com sucesso um voo teste de um drone Nokia em uma rede LTE privada com a solução Nokia Digital Automation Cloud. Eles testaram o potencial uso de drones durante um tsunami, ou outros desastres, para ajudar nos esforços de prevenção e mitigação.

O teste verificou que o uso de uma rede LTE privada para controlar e se comunicar com os drones é um meio eficaz para melhorar o conhecimento da situação e informar a população afetada durante um desastre. Esta é a primeira vez no mundo que este tipo de teste foi realizado.

Sendai é o centro da região de Tohoku, Japão, e fica a nordeste de Tóquio, na Ilha Honshu, com uma população de mais de 1 milhão de habitantes. As áreas costeiras foram devastadas pelo tsunami causado pelo grande terremoto no Japão em 2011, e passaram a ser reconhecidas internacionalmente pela Organização das Nações Unidas como um símbolo de redução do risco de desastres e reconstrução. No teste de verificação, assumiu-se que um grande alerta de tsunami seria emitido na área costeira perto do Centro de tratamento de água Minami-Gamo em Miyagino Ward, na cidade de Sendai.

A Nokia implementou uma rede privada LTE perto do Centro de tratamento de água Minami-Gamo usando sua tecnologia plug-and-play de automação digital em nuvem. Com  alto-falantes, câmeras HD e câmeras térmicas montadas em drones Nokia, os testadores entregaram mensagens de voz gravadas e em tempo real, além de realizarem monitoramento aéreo usando HD e streaming de vídeo de câmera térmica dos drones.

Durante o desastre simulado, os testadores foram capazes de emitir um grande alerta de tsunami para os evacuados em áreas costeiras através do alto-falante do drone, e monitorar a zona de chegada do tsunami e as áreas costeiras por meio de imagens de câmeras no aparelho. Eles também guiaram as pessoas para locais de evacuação usando o drone para transmitir direções e monitoraram os movimentos dos evacuados usando a câmera do drone. O teste também destacou como os socorristas podem facilitar a prevenção e mitigação de desastres sem risco para as equipes que gerenciam atividades de evacuação.

Em 2017, a Nokia e a cidade de Sendai concluíram um acordo de parceria estratégica para melhorar a segurança dos cidadãos e apoiar as indústrias locais através do uso da tecnologia Nokia. Uma demonstração de drones foi realizada de  9 a 12 de novembro em conjunto com o 'Fórum Mundial de Prevenção de Desastres/Reunião de Davos' na cidade de Sendai. No futuro, a parceria continuará promovendo o uso das tecnologias Nokia para melhorar a segurança dos cidadãos, revitalizar as indústrias e promover o desenvolvimento tecnológico das empresas locais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.