Prepare-se para transformar o seu negócio (antes que seja tarde)

0

O mercado está repleto de casos de empresas pioneiras e líderes que foram superadas por concorrentes que não apenas copiaram seus produtos, mas tornaram-se mais eficientes, oferecendo produtos equivalentes (ou melhores), por preços mais acessíveis.

Entre os casos emblemáticos de copycats, estão nomes como Yamaha (superando a tradicionalíssima Stainway & Sons no mercado de pianos) e Goldwind (superando as gigantes GE e Siemens no mercado de turbinas eólicas).

Mas há também empresas que parecem imunes a concorrência e mantém-se prósperas em seus mercados. Dentre alguns nomes conhecidos estão WeChat (mídia social), Recruit (plataforma digital) e Novartis (química e farmacêutica)

O que diferencia essas duas "espécies" de empresas? Para responder esta pergunta precisamos entender como o conhecimento tecnológico sobre um produto evolui e amadurece.

Em um primeiro estágio, quando uma inovação é criada, o conhecimento é "artesanal". Um pequeno grupo de pessoas domina a tecnologia aplicada e disponibiliza o produto ao mercado.

Num segundo estágio o conhecimento acerca do produto precisa ser "codificado" de forma que outras pessoas (e não apenas aquele pequeno grupo de experts) possam colaborar, para viabilizar a oferta em massa do produto e atender a crescente demanda de mercado.

Finalmente, no terceiro estágio, o conhecimento é "automatizado" e processos sistematizados passam a administrar a operação do negócio, favorecendo a disponibilização do produto em larga escala.

Esta evolução do conhecimento tecnológico é inerente a inovação e implica que qualquer vantagem competitiva é transiente.

À medida em que o conhecimento de uma tecnologia amadurece, os copycats ganham acesso e avançam. E como muitas vezes estes desafiantes possuem estruturas de menor custo, sem o peso de legados, eles exercem forte pressão competitiva sobre os players dominantes do mercado.

As empresas que se mantem prósperas e imunes aos copycats são aquelas capazes de empreender esforços em duas frentes:

*Evoluir eficazmente através dos três estágios de conhecimento no domínio e na aplicação das tecnologias usadas no produto;

*Promover a transição para uma nova disciplina de conhecimento, tão logo outras tecnologias demonstrem potencial para promover a evolução do negócio

Assim, enquanto os copycats avançam pelos estágios do conhecimento da tecnologia atual, ainda que sejam bem-sucedidos, encontrarão os players dominantes com outra inovação a caminho, com base em novas tecnologias, e o jogo do mercado volta a favorecer os inovadores.

Mas se a evolução tecnológica é inerente a qualquer negócio e a necessidade de promover novas disciplinas de conhecimento é tão fundamental para preservar a prosperidade das empresas, por que isso é ainda um desafio para a maioria das organizações?

A principal razão é que os executivos das empresas dominantes são confrontados com o dilema de escolher entre a segurança da lucratividade de curto prazo do produto atual e a incerteza da prosperidade futura da inovação.

Com isso, a maior vantagem dos players dominantes torna-se seu grande obstáculo. O sucesso de um produto, doravante inovador, leva a um receio de inovar, pois a nova tecnologia pode comprometer o, agora, seguro e lucrativo negócio atual.

Uma transformação organizacional é necessária para adaptar as empresas a uma realidade de concorrência cada vez mais intensa e prepara-las para que sejam elas a determinar o momento da transição para a próxima grande ideia.

Para isso é importante agir enquanto o tempo ainda favorece os players dominantes. Ser bem-sucedido não significa necessariamente ser o primeiro a mover-se, mas sim o primeiro a fazê-lo corretamente.

Igor Ramos Rocha, consultor de empresas em Tecnologia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.