Pedidos de demissão no setor de TI paulista caem quase 10% em 2013

1

O aumento nos acordos para pagamento de participação nos lucros e resultados (PLR) aos profissionais de TI de São Paulo ajudaram a diminuir a rotatividade "voluntária" destes trabalhadores em 2013. Embora o total de profissionais que trocaram de emprego tenha aumentado 11,7% – devido principalmente ao maior número de vagas disponíveis -, os pedidos de demissão caíram 9,8% em comparação ao mesmo período do ano anterior: de 8.173 em 2012, para 8.013 em 2013.

É o que revelam levantamentos feitos pelo Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo (Sindpd), que ainda indicam que proporcionalmente à queda da rotatividade "ativa", o número de acordos de PLR fechados cresceu. Em 2012 e 2013, os acordos firmados chegaram a 900 em todo o Estado de São Paulo, três vezes mais que em 2010 e 2011, quando o índice era de apenas 300.

Para o presidente do Sindpd, Antonio Neto, os números mostram que o aumento de acordos de PLR têm relação direta com a redução dos pedidos de demissão. "A participação nos lucros e resultados é um grande instrumento de retenção de talentos. Um trabalhador valorizado e reconhecido se sente mais motivado para bater as metas da empresa", afirma.

O setor de TI paulista já conta com a obrigatoriedade desde 2012, após apresentação de proposta de PLR em convenção coletiva. Inicialmente, apenas companhias com mais de 50 funcionários tinham que apresentar um plano de participação nos lucros, o que mudou em 2013, quando a abrangência do benefício passou a valer também para empresas com mais de 40 funcionários. O Sindpd quer agora ampliar a obrigatoriedade para todas as empresas, em negociação coletiva que começa na segunda quinzena deste mês, quando também será negociado reajuste salarial de 10% aos profissionais da categoria.

1 COMENTÁRIO

  1. Depois de diversas denuncias de desvios de verbas do SindPD(SP), o Sr. Antonio Netto distorce os fatos e esquece que a desaceleração do mercado é que realmente causou a redução dos pedidos de demissão. Os planos de participação nos resultados foram implementados em apenas um numero limitado de empresas e não representa impacto representativo no aumento dos rendimentos dos trabalhadores do setor.
    Acorda gente. Dia 15 é o ultimo dia para se opor ao injusto desconto mensal para este sindicato envolvido em falcatruas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.