Bug Heartbleed pode ter afetado 90 milhões de dispositivos com Android, diz Google

0

O bug Heartbleed, brecha de segurança descoberta nesta semana que permite que hackers roubem senhas de usuários em muitos sites da web e aplicativos móveis, se estendeu para além da internet. Milhões de smartphones e tablets equipados com o Android, sistema operacional do Google, podem ter sido afetados pelo bug, segundo a Bloomberg.

De acordo com Christopher Katsaros, representante do Google, existem hoje cerca de 900 milhões de dispositivos com Adroid no mundo, e 10% deste total estão suscetíveis ao Heartbleed, ou seja, algo em torno de 90 milhões de aparelhos.

O Google chegou a afirmar em seu blog oficial que todas as versões do Android eram imunes à falha, mas logo declarou que havia uma exceção, na versão 4.1.1 do sistema operacional, também conhecida como Jelly Bean , lançada em 2012, em que percebeu-se a vulnerabilidade.

Enquanto uma correção foi feita simultaneamente à descoberta do bug pela maioria dos sites que eram vulneráveis ao erro, não há uma solução fácil para os aparelhos com Android que levam a falha, segundo especialistas de segurança.

Em meio às preocupações com a nova ameaça, empresas como Microsoft e Verizon, se pronunciaram a fim de acalmar seus usuários. A Microsoft anunciou no último domingo, 13, que os sistemas operacionais do Windows Phone e Windows, bem como a maioria dos serviços não foram afetados. "Alguns serviços continuam a ser revistos e atualizados com novas proteções", disse Tracey Pretorius , diretor de Computação Confiável da Microsoft , em um comunicado enviado à Bloomberg.

Já a Verizon Wireless, maior empresa de telefonia móvel dos EUA, disse que nenhum outro dispositivo foi impactado pelo bug."A Verizon está ciente da vulnerabilidade de segurança OpenSSL referida como Heartbleed , e estamos trabalhando com os nossos fabricantes de dispositivos para testar e implantar patches para qualquer dispositivo afetado em nossa rede rodando Android 4.1.1", esclareceu um representante da empresa.

Sobre o Heartbleed

O bug Heartbleed , que foi descoberto por pesquisadores do Google e uma empresa finlandesa chamada Codenomicon , afeta o OpenSSL , um tipo de criptografia de código aberto usada por até 66% de todos os sites de internet. Na última sexta-feira, 11, veio à tona, pela imprensa internacional, que a falha de segurança já era bastante conhecida, há pelo menos dois anos, pela Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA). O órgão de inteligência americano teria se aproveitado desse bug para coletar de dados em massa regularmente para seu polêmico programa de espionagem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.