SAP reforça novo posicionamento e passa a atuar com outsourcing de TI

0

A SAP reforçou nesta terça-feira, 14, durante o Sapphire Now 2013, principal evento anual da companhia, realizado em Orlando, na Flórida, sua estratégia para ampliar o portfólio de soluções, deixando claro a intenção em desvencilhar-se da imagem de fabricante exclusiva de software de gestão integrada (ERP). No primeiro dia do encontro, a companhia revelou o ingresso no mercado de outsourcing de TI com o lançamento da plataforma Hana Enterprise Cloud, nova modalidade da plataforma SAP Hana, tecnologia em memória para gestão de negócios.

A companhia passará a oferecer ao mercado infraestrutura de TI como serviço (IaaS, na sigla em inglês), independentemente de o cliente já operar com a plataforma Hana ou com outro tipo de solução. Tendo como lema "inovação sem interrupção", a ideia é oferecer suporte a aplicações de missão crítica sem riscos e que proporcione uma melhor tomada de decisão, e assim posicioná-la como empresa B2B2C (business to business to consumer).

De acordo com o vice-presidente de Inovação da SAP para América Latina e Caribe, Luis Verdi, o novo serviço em nuvem será oferecido primeiramente em mercados mais maduros como os EUA, onde a companhia possui quatro data centers, e na Europa, cujos data centers estão alocados um na Inglaterra e outro na Alemanha. "A partir da aceitação do mercado, comercializaremos a solução na região da Ásia-Pacífico e, por fim, na América Latina, possivelmente entre o fim deste ano e início de 2014", disse. No Brasil, a empresa avalia a possibilidade de construir um data center dedicado à oferta desse serviço, mas não definiu data e local para sua implantação tampouco a cifra a ser investida no projeto.

América Latina

O lançamento do Hana Enterprise Cloud vai ao encontro da estratégia específica para a América Latina da SAP, que é expandir a receita com a venda de soluções de inovação, mais do que com venda de software. No ano passado, ERP representou 32% da receita com a venda de software na região, enquanto inovação, que inclui soluções de mobilidade e inteligência analítica, respondeu por 68%. A expectativa é que o número cresça para 73% neste ano. Verdi acredita que os segmentos de varejo e financeiro serão os primeiros na América Latina a adotarem o SAP Hana Enterprise Cloud, pela necessidade de obterem retorno rápido, em tempo real, a partir da análise das operações de negócios com base no amplo volume de informações detalhadas.

Hoje, considerando o desempenho de receita e número de clientes, o Brasil lidera o mercado na região, seguido pelo México, Colômbia, Chile e Argentina. A expectativa de boa aceitação do novo serviço em cloud no mercado nacional é elevada. Neste ano, a estratégia de negócios da SAP Brasil, segundo o presidente Diego Dzodan, também está focada na inovação. No último trimestre, as vendas de soluções de inovação no país foram 72% superiores às registradas um ano antes. Isso fez com que representassem 83% de participação na receita total da SAP Brasil, enquanto os sistemas ERP responderam por 17%. "O Brasil tem grande potencial para acelerar a adoção do Hana Enterprise Cloud, por ser um país inovador, que se sobressai no interesse por novas tecnologias", afirmou o executivo. Ainda de acordo com Dzodan, a subsidiária brasileira também pretende expandir a regionalização da sua operação com foco nas regiões Sul, Nordeste e Centro-Oeste.

* A jornalista viajou aos Estados Unidos a convite da empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.