Defesa do Consumidor aprova rastreamento de encomendas pelo CPF

0

A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou nesta quarta-feira,14,  proposta do deputado Pedro Cunha Lima (PSDB-PB) que determina a rastreabilidade de toda encomenda despachada pelos Correios por meio do CPF do destinatário ou do remetente, ou pelo número do documento fiscal (nos casos de remessa de compras). O Projeto de Lei (PL) 6880/17 altera a Lei Postal (Lei 6.538/78) e recebeu parecer favorável do relator, deputado Severino Ninho (PSB-PE).

A rastreabilidade é feita hoje por um código informado pela agência dos Correios, que varia para cada encomenda. Para o relator, o uso do CPF torna o rastreamento mais fácil e prático.

"É inadmissível, nos dias atuais, com o nível de sofisticação de dispositivos e funcionalidades tecnológicas, que o consumidor fique refém de um único código ou número", disse Ninho. O deputado afirmou ainda que a criação dessa forma alternativa de rastreamento não representará custo algum para os Correios ou para o consumidor de serviços postais.

Tramitação

O projeto de lei tramita em caráter conclusivo e será analisado agora as comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e Constituição e Justiça e de Cidadania. As informações são da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.