Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Abinee articula frente parlamentar da indústria elétrica e eletrônica

Abinee articula frente parlamentar da indústria elétrica e eletrônica

0
Publicidade

Com a adesão de mais de 200 parlamentares, foi constituída oficialmente, na quarta-feira, 13, a Frente Parlamentar para o Desenvolvimento da Indústria Elétrica e Eletrônica. O objetivo da iniciativa, liderada pelo deputado Bilac Pinto (PR-MG) e que conta com o apoio da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), é acompanhar políticas públicas dirigidas à indústria de equipamentos eletroeletrônicos instalada no Brasil e monitorar proposições legislativas que tenham impacto no setor. O evento reuniu empresários e parlamentares no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.

O deputado federal e presidente da Frente, Bilac Pinto, afirmou que a indústria elétrica e eletrônica instalada no Brasil tem caráter estratégico ao conferir inovação e tecnologia a todo o conjunto da economia, contribuindo decisivamente para a geração de empregos de qualidade no País.  “O setor eletroeletrônico responde por 2,1% PIB e é responsável por 234,8 mil empregos diretos, por isso, merece um olhar atento dos parlamentares no sentido de garantir uma legislação moderna que corresponda às suas demandas e possibilite sua projeção no cenário internacional”, afirmou.

Em sua avaliação, o Brasil precisa melhorar a produtividade geral de sua economia, o que passa pelo fortalecimento do parque industrial, principalmente aquele com maior potencial tecnológico como o eletroeletrônico. “Vamos trabalhar para que essa frente tenha um papel significativo na pauta da agenda do Congresso Nacional. Este é o nosso compromisso”, disse Bilac Pinto.

“A criação da Frente Parlamentar evidencia a importância do nosso setor para o crescimento econômico e geração de empregos de qualidade no País”, afirmou o presidente executivo da Abinee, Humberto Barbato. Segundo ele, a iniciativa também representa a consolidação do trabalho de interlocução que a associação vem desenvolvendo ao longo dos anos junto ao Congresso.

Um dos principais temas em pauta é a reformulação da Lei de Informática após a condenação do Brasil pela Organização Mundial de Comércio (OMC). “A Frente terá um grande protagonismo para garantir a preservação desse instrumento da maneira mais inteligente possível, para que o Brasil continue na rota do desenvolvimento tecnológico, garantindo à população o acesso à informação, promovendo o crescimento econômico e a geração de empregos”, ressaltou Barbato.

Também sobre a Lei de Informática, o deputado Pauderney Avelino (DEM-AM) destacou a preocupação do setor eletroeletrônico com os relatórios demonstrativos de investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento, enviados pelas empresas entre o período de 2006 a 2014 e que estão sendo analisados agora pelo governo. Segundo ele, os dez anos de atraso na análise afetam a atividade das empresas. Ainda sobre esse tema, ele adiantou que, após tratativas com o Ministério da Fazenda e a Receita Federal, está prestes a ser editada uma medida provisória que permite o reinvestimento do P&D oriundo de glosas.

Legislativo

Para o presidente do Conselho de Administração da Abinee, Irineu Govêa, a ação do Legislativo tem papel protagonista e é fundamental para o desenvolvimento do País. “Nesse momento, estão em discussão nas duas casas temas de enorme impacto como as reformas que tanto precisamos implementar para recolocar o Brasil na rota do crescimento de forma sustentada”, observou.

Para Govêa, com a formalização da Frente Parlamentar, o setor eletroeletrônico ganha mais um canal de interlocução para a defesa de seus pleitos, que no final, são os mesmos interesses do País.

Também serão discutidos na Frente Parlamentar projetos de lei que tratam de políticas públicas para estimular a utilização de fontes renováveis de energia, tais como fotovoltaica e eólica, além de temas como a logística reversa de equipamentos eletroeletrônicos e as compras públicas feitas com base em critérios de sustentabilidade, debatidos nas Comissões Temáticas da Câmara e do Senado.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile