Desafios e vantagens da infraestrutura convergente

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Lenta, ineficiente e propensa a erros. Estas são algumas das definições para descrever as áreas de tecnologia de informação das empresas. Isso não é surpresa. Estudos recentes demostram que apenas 29% dos usuários de negócio consideram a tecnologia distribuída, ágil e flexível, que 75% do tempo de inatividade é causado por erro humano e aproximadamente 72% do orçamento de TI é usado em manutenção, e não em inovação para apoiar e ampliar os negócios da empresa.

Os CIOs enfrentam inúmeros desafios na manutenção e crescimento de seus ambientes de TI, em constante transformação. Incluem nessa lista as demandas por mobilidade, a crescente utilização de dispositivos finais dos funcionários no ambiente de trabalho (BYOD, sigla em inglês para "traga seu próprio dispositivo"), implementação de novas tendências, gerenciamento de contratos que expiram em diferentes datas, interação com equipes de suporte para diferentes tipos e versões de produto, e gerenciamento de equipamento e software legado. E os CIOs geralmente não têm orçamento, tempo ou conhecimento necessário para resolver todos os problemas que podem surgir nos ambientes de TI, cada dia mais complexos.

Estes pequenos detalhes, mas que somados impactam o orçamento e a rotina corporativa, tornando-a mais lenta e menos produtiva, nem sempre são medidos. Imagine o tempo e o conhecimento investidos para solucionar apenas essas demandas, que podem surgir com muito mais frequência do que se prevê.

A boa notícia é que as soluções convergentes podem ajudar os CIOs a oferecer serviços de TI mais rápidos, maximizando a eficiência dos data centers e reforçando a qualidade dos serviços de TI.  O instituto de pesquisa Gartner estima que, "até 2015, um terço de todos os servidores comercializados serão recursos gerenciados e integrados em uma infraestrutura convergente". Enumeramos algumas reflexões sobre a transformação do ambiente de TI, adoção de soluções convergentes, planejamento e serviços de suporte.

  • Aberta e padrão: Certifique-se de que a empresa tenha uma arquitetura aberta e padrão que seja flexível o suficiente para lidar com as demandas atuais e futuras.
  • Intuitiva: Procure arquiteturas de referência e sistemas pré-integrados que vão auxiliar a implementar e gerenciar soluções de forma mais rápida e eficiente, para que a área de TI possa se ??concentrar em projetos mais estratégicos.
  • Automação: É a chave para a mudança da simples manutenção das atividades para a inovação. Sem ela, a TI pode perder um tempo precioso focando em tarefas repetitivas.  Procure uma abordagem de gestão que ofereça automação sem comprometer a qualidade e flexibilidade.
  • De ponta a ponta: Procure soluções e serviços completos combinados com suporte de classe empresarial, que sejam não só fácil de comprar, implementar e gerenciar, mas que também garantam uma experiência da mais alta qualidade ao cliente. Certifique-se de que o fornecedor escolhido seja um parceiro de negócios confiável que possa não só ajudar a implementar, gerenciar e monitorar a tecnologia, mas também identificar áreas de oportunidade.

Fundamental para o sucesso dessa estratégia é escolher uma solução de suporte contínuo e abrangente que incorpore os quatro princípios mencionados acima. A IDC recomenda que as empresas considerem fornecedores com ofertas de ponta a ponta, com conhecimento comprovado e com as ferramentas e automação adequadas para auxiliar a abordar de forma mais eficiente questões operacionais cotidianas.  

Fatores determinantes para a infraestrutura convergente são a flexibilidade, a simplicidade de gestão e a economia de custos. Ofertas de infraestrutura convergente, especialmente aquelas com suporte previsto de classe empresarial, garantem capacitar a área de TI da empresa para atender melhor os objetivos de negócio, garantindo agilidade operacional, além de eficiência e qualidade da prestação de serviços de TI no presente e no futuro.

Se a sua empresa está avaliando a adoção de sistemas convergentes, lembre-se que ofertas convergentes podem proporcionar as melhores práticas de gerenciamento e processos, eliminam o gerenciamento de vários fornecedores e de sistemas diferentes, além de evitar os diversos tipos de contratos de serviços. Por isso, é crucial escolher um especialista da indústria que irá auxiliar a antecipar problemas e aumentar a eficiência do hardware e software.

*Henrique Sei é diretor de soluções da Dell Brasil.

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