Governo tem novo sistema para gerir créditos da União

0

A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) passa a contar com uma ferramenta para realizar a gestão dos créditos da União. Nesta terça-feira, 13,  foi entregue pelo Serpro o último módulo do "Sistema de Acompanhamento de Haveres Financeiros junto a Estados e Municípios", o Sahem. A solução permite o registro e o acompanhamento dos créditos provenientes, principalmente, de programas de financiamento e de refinanciamento de dívidas dos entes estaduais e municipais.

De acordo com a STN, a União tem a receber aproximadamente R$ 550 bilhões de estados e municípios. "São valores originários, especialmente, de refinanciamentos de longo prazo, pagos mensalmente. E não tínhamos um sistema integrado que nos permitisse racionalizar procedimentos e realizar, com praticidade, agilidade e segurança, a administração desse grande volume de recursos", afirmou o gerente da Coordenação-Geral de Haveres Financeiros da STN (Coafi), Adriano Oliveira.

Dentre as funcionalidades do Sahem, destaque para operações como a verificação de adimplência dos estados e municípios, dos saldos de créditos financeiros recebidos, do coeficiente de atualização monetária, bem como o controle dos contratos com honra de aval por parte da União. Além disso, a solução gera relatórios e extrai informações financeiras com base em outros grandes sistemas, como o Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi).

"Hoje contamos com uma ferramenta mais moderna, que possibilita a otimização de processos, a eliminação de sistemas obsoletos e de difícil manutenção, além de reduzir o risco operacional em processos rotineiros, tais como inadimplência diária e publicação de informações", ressaltou o gerente de projeto da Coafi, William Louzada.

Metodologia Ágil

Para desenvolver o Sahem, o Serpro utilizou a metodologia ágil no seu polo de desenvolvimento de Florianópolis, o que garantiu a entrega do sistema com muito mais assertividade e participação do cliente. "O projeto foi iniciado em setembro de 2013 e a parceria com o Serpro foi fundamental para termos êxito. A entrega do sistema em módulos nos permitiu participar de todas as etapas, identificando necessidades e buscando o aperfeiçoamento da tecnologia", destacou o líder do projeto e analista da Coordenação de Sistemas e Tecnologia de Informação (Cosis) da STN, João Rodrigo Sousa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.