Oracle compra a empresa de software livre Sleepycat

0

A Oracle anunciou a compra empresa de desenvolvimento de software livre Sleepycat. Sem revelar o valor da transação, a companhia adiantou que o Berkeley DB da Sleepycat será incorporado à sua linha de bancos de dados "embeded", isto é, que chegam ao mercado já integrados a outros produtos.

A exemplo de outros bancos de dados da empresa, o Berkeley DB será oferecido de forma nativa em outras soluções, a exemplo do Oracle Lite, que é incluído em dispositivos móveis, e do Oracle TimesTen, que é oferecido em aplicações de banco de dados nas memórias de alta performance.

O produto que passa a fazer parte da família Oracle é o banco de dados de código aberto mais utilizado do mercado, com mais de 200 milhões de implementações no mundo. "Os produtos da Sleepycat aprimoram a família de bancos de dados da Oracle ao oferecer suporte de qualidade compatível com o mundo corporativo aos clientes que precisam integrar um banco de dados rápido e confiável às suas soluções a um custo mais baixo", disse Andrew Mendelsohn, vice-presidente sênior de tecnologias de servidor de banco de dados da Oracle.

A projeção do ano passado, da empresa de pesquisa IDC, para o mercado de bancos de dados já integrados a outras soluções (embeded) era de pouco mais de US$ 2 bilhões em 2005. A previsão para esse mercado até 2009, contudo, é de que venha a movimentar um valor superior a US$ 3,2 bilhões.

O analista da IDC Carl Olofson diz que o segmento é muito diversificado e as tecnologias envolvidas tendem a ser bastante especializadas. Para ele, o Berkeley DB da Sleepycat complementa o Oracle TimesTen e o Oracle Lite, permitindo que a Oracle atenda a uma grande variedade de segmentos dentro do mercado de DBMS embutido.

O Berkeley DB é distribuído sob um modelo de licença dupla, ou seja, é disponível sob licença pública e também sob licença comercial. Projetos conhecidos de código aberto como os sistemas operacionais Linux e BSD Unix, o servidor web Apache, o diretório OpenLDAP, o software de produtividade OpenOffice e muitos outros incluem a tecnologia do Berkeley DB.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.