Intel vai fornecer tecnologia para a nova rede baseada na nuvem da japonesa Rakuten

0

A Intel acaba de anunciar que irá fornecer tecnologia de ponta para habilitar a nova rede baseada na nuvem da Rakuten, empresa japonesa focada na prestação de serviços de internet. O projeto prevê virtualização total, da rede de acesso via rádio (RAN) até a base, e contará com um sistema inovador de arquitetura 5G desde o lançamento.

A rede será automatizada de ponta-a-ponta, tanto para rede quanto para serviços. O projeto ainda está em construção e irá atender a milhões de assinantes no Japão.

O projeto usa processadores Intel Xeon e aceleradores baseados em Intel FPGA, oferecendo maior agilidade e flexibilidade à Rakuten, além da habilidade de escalonamento fora do Japão e a oferta de serviços a um preço mais competitivo aos seus consumidores.

Com lançamento previsto para outubro, o projeto foi testado no último dia 3 de fevereiro, no subúrbio de Tóquio, onde foram realizados testes iniciais de ponta-a-ponta dessa nova rede totalmente virtualizada.

Os dados da rede foram usados para conduzir chamadas bem sucedidas de voz e de vídeo pelo Viber, plataforma móvel de troca de mensagens da Rakuten. Uma revisão de dados e métricas de desempenho da fase de testes irá garantir um lançamento consistente da rede.

A rede da Rakuten usa uma rede de acesso via rádio executado por servidores ativados com processadores Intel Xeon da Quanta, tecnologia de suporte para acesso via rádio Altiostar e software de core de rede Cisco, resultando numa rede totalmente virtualizada, desde o RAN até a base.

A Rakuten também está adotando computação multi-acesso (MEC) de última geração da Intel para estender sua rede, colocando os servidores mais próximos da borda da rede. Isso se traduz em velocidades mais altas e praticamente nenhuma latência em aplicações e conteúdos rich media.

A Rakuten espera entregar ainda mais serviços novos de comunicações e alta densidade de dados por meio de sua nova rede, que irá ajudar usuários existentes das áreas de e-commerce, fintech, conteúdo digital e comunicação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.