Alstom e Contraste vão implantar superprojeto de RFID

0

A Contraste, desenvolvedora de sistemas de integração corporativos e industriais, criou um superprojeto em parceria com a francesa Alstom, um dos maiores fabricantes mundiais de equipamentos para os setores de energia e de trens (entre eles o TGV, o trem-bala francês), para a identificação automática e monitoramento de mais de 20 mil vagões.

O objetivo é reduzir custos, aumentar a segurança, além de diminuir os tempos de carga e descarga dos produtos transportados. O valor do contrato não foi revelado pelas empresas.

O projeto de Automatic Equipment Identification (AEI) conta com mais de mil quilômetros de pontos de leitura nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo e faz parte do Sistema de Gestão Ferroviária (SGF), pioneiro no país, de integração e otimização na circulação nas ferrovias.

Entre as informações coletadas pela ferramenta estão: a identificação dos vagões, a composição dos trens e as informações integradas de sistemas de avaliação de descarrilamento. Os equipamentos instalados são da americana Transcore. "Escolhemos a Contraste como parceira, pois procurávamos uma empresa que tivesse experiência em RFID (identificação por radiofreqüência). A empresa já desenvolveu projetos pioneiros com o uso da tecnologia", diz o gerente da Alstom, Eraldo Jauck.

Para o gerente da Contraste, Alexandre Nogueira, a importância de executar um projeto desse porte em parceria com uma companhia como a Alstom está no fato de garantir ainda mais know-how à empresa no mercado de logística e na tecnologia RFID. O projeto conta com a participação de 15 profissionais da empresa e da Alstom.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.