Universidade Federal de Alagoas investe R$ 9 milhões em nova infraestrutura de rede

0

Ufal1

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) ampliou em 250% o número de usuários conectados à sua rede Wi-Fi nos últimos dois anos a partir da remodelação da infraestrutura cabeada e sem fio. Com investimento aproximado de R$ 9 milhões, a instituição substituiu uma rede obsoleta, complexa e sem gerenciamento por um projeto da Extreme Networks, vencedora da licitação aberta pela universidade, que combina switches de topo de rack, switches de borda, controladores de acesso ao sinal wireless e gestão integrada de rede, além de switch Black Diamond no data center.

A mudança teve como objetivo, segundo o coordenador de redes e infraestrutura da Ufal, Francisco Bruno, garantir inicialmente maior estabilidade à rede de dados e, em um segundo momento, estabelecer um gerenciamento que não existia para que os ativos da instituição pudessem ser controlados remotamente. Com isso, a intenção era reduzir os tempos de downtime — período em que a rede ou um componente dela permanece inativo por causa de problemas inesperados, de manutenção ou de arquivamento de dados antigos.

Modernizar a rede era primordial para proteger os dados da instituição, ampliar a capacidade de armazenamento e produtividade — a partir de um melhor desempenho — e atender todos os públicos da universidade, explica o técnico. "Tínhamos uma rede muito complexa, sem gerenciamento e o trabalho de manutenção era manual. O resultado era o alto tempo de downtime, por exemplo."

O objetivo da universidade ao lançar uma licitação para modernização de TI foi primeiramente garantir uma maior estabilidade a rede de dados e, em um segundo momento, criar uma rede de gerência para que os ativos da instituição pudessem ser administrados remotamente. Com isso, reduzir os tempos de downtime, com atualização, configuração, etc.

Rede monitorada

Como resultado do projeto, iniciado no final de 2012, a Ufal possui hoje uma rede 100% monitorada em tempo real, ativa em 95% do tempo, que possibilitou a concretização de projetos de comunicação para aprimorar o aprendizado, permitir maior desempenho na comunicação e melhorar a experiência dos usuários com a informação.

Entre os projetos estão o Rede VoIP (Voz por IP) e o Wi-Fi no Campus, que disponibilizou o acesso à rede wireless da universidade para os diversos públicos da instituição — alunos, professores, pesquisadores, etc.

A instituição segue agora para novas etapas do projeto de modernização da infraestrutura de TI. Segundo Helder Farias, gerente de vendas da Extreme Networks na região Nordeste e responsável pelo atendimento à Ufal, as próximas fases propostas são a melhoria na segurança e controle unificado da rede e aprimoramento na gestão em tempo real.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.